Santos e Umbro lançaram camisa especial do Outubro Rosa (Crédito: Reprodução)

O Santos e a Umbro lançaram a camisa especial voltada ao Outubro Rosa nesta segunda-feira (03). É o terceiro ano consecutivo em que o Peixe participa da campanha, que visa chamar a atenção da população em relação ao câncer de mama, reforçando a necessidade de conscientização e realização de exames periódicos a fim de tratar a doença ainda em sua fase inicial.

Assim como em anos anteriores, as tradicionais cores do clube dão espaço para o rosa, que toma conta da camisa. Em 2022, o lançamento da Umbro ainda faz uma homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, que foi um marco no desenvolvimento cultural brasileiro e contou com a influência de mulheres que inspiram até hoje. As referências podem ser vistas no design das camisas, que são preenchidas por grafismos geométricos em jacquard.

“É muito importante apoiar essa luta de conscientização para mulheres e também para homens. O Santos FC tem no seu DNA a responsabilidade social. Nós jamais ficaríamos de fora de ações como essa e mais um ano vamos mostrar que o Clube vai Muito Além do Futebol”, afirmou Andres Rueda, presidente do Santos.

Em parceria com a FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), que receberá 5% das vendas líquidas oriundas do novo uniforme, o Santos e a Umbro buscam alertar não apenas as mulheres (principais afetadas pelo câncer de mama), mas também os homens que convivem com mulheres e devem ajudá-las nesta luta que é de todos. Do início ao fim.

“Sempre pensamos em usar a força do futebol para contribuir com a sociedade, e o nosso lançamento do Outubro Rosa é mais um exemplo de como a Umbro pode dar visibilidade a causas importantes como a conscientização em relação ao câncer de mama. Já é o oitavo ano que fazemos camisas especiais relacionadas ao tema e ficamos muito orgulhosos de ver que nossos clubes parceiros abraçaram a ideia para valer. Desde 2020, todos fazem parte da ação. Já acompanhamos uma grande ansiedade por parte dos torcedores em relação a este lançamento que virou uma tradição da marca”, conta Eduardo Dal Pogetto, diretor da Umbro Brasil.

A nova camisa do Santos começa a ser vendida nesta terça-feira (04), tanto no site da Umbro Brasil (www.umbro.com.br) como nas lojas online e físicas do Peixe (www.santosstore.com.br). Os modelos chegam ao mercado nas versões masculina, feminina e infantil.

A importância da conscientização

Como sempre, a ação busca conscientizar a população sobre a importância de se cuidar e também de cuidar de quem se ama. Estudos revelam que o diagnóstico precoce do câncer de mama oferece até 95% de chances de cura, porém, apenas 46,2% das mulheres realizam o exame uma vez ao ano, e 27% nunca o fizeram.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), estima-se que o número de novos casos da doença ultrapasse os 66 mil em 2022, o que equivale a uma taxa de incidência de quase 44 casos a cada 100 mil pessoas. Sua incidência aumenta progressivamente, principalmente após os 50 anos de idade.

Sobre a FEMAMA
A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é uma organização sem fins econômicos que trabalha para reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama em todo o Brasil, lutando por mais acesso a diagnóstico e tratamento ágeis e adequados. Com foco em advocacy, a instituição busca influenciar a formação de políticas públicas para defender direitos de pacientes, ao lado de mais de 70 ONGs de apoio a pacientes associadas em todo o país. Conheça nosso trabalho: www.femama.org.br