O atacante Danilo Pereira foi contratado pelo Ajax em setembro de 2017 (Divulgação/Ajax)

O Santos está em guerra com o Ajax na Fifa devido ao suposto assédio do clube holandês sobre jovens promessas do Peixe. O presidente José Carlos Peres, em entrevista ao programa Estádio 97, confirmou duas denúncias do clube na Fifa, uma delas sobre o atacante Danilo Pereira e outra sobre o meia Giovanni.

“Nós entramos na Fifa, fizemos a reclamação lá e o caso vai para o CAS. É o segundo jogador que o Ajax levou do Santos (Giovanni), o primeiro foi o Danilo, que já está no time B e é artilheiro lá. Existe a reclamação no CAS. Eles estão tirando jogador. Demora para sair a punição, mas eles serão punidos. Vão ter que pagar e ficar uns anos sem poder contratar”, afirmou o presidente.

Danilo Pereira tem 20 anos e foi contratado pelo Ajax em setembro de 2017 após se destacar no Paulista Sub-20 pelo Santos. Ele havia feito sete gols e sete assistências pelo Peixe na competição antes de se transferir para o clube holandês. Na última temporada, ele marcou 19 gols em 33 jogos pela equipe B do Ajax.

Giovanni é uma das grandes promessas das categorias de base do Peixe, com passagens por todas as seleções de base, mas está fora do clube desde abril deste ano. Ele deve se transferir para um clube europeu em janeiro de 2020, após completar 18 anos.

Nos dois casos, o Santos não tinha contrato de profissional com o atleta, apenas o vínculo de formação. O de Giovanni termina dia 31 de janeiro do ano que vem, de acordo com a Federação Paulista de Futebol. A alegação do Santos é ter a prioridade para assinatura do primeiro contrato de profissional.