Soteldo deu muito trabalho aos marcadores no clássico da Vila Belmiro (Divulgação/Santos FC)

O Santos entrou em campo para enfrentar o São Paulo neste domingo (12), na Vila Belmiro, empolgado pela sequência de 5 jogos sem derrotas e, também, para tentar afastar quase que definitivamente as chances de queda para a Série B do Campeonato Brasileiro. E conseguiu, ao menos em partes.

Apesar de não ter jogado um bom futebol, especialmente no primeiro tempo, o ponto somado deixa o Alvinegro Praiano, agora com 42, mais próximo do número necessário para evitar o inédito rebaixamento.

Depois do San-São, o Peixe terá alguns dias para respirar por conta da data Fifa, e voltará a campo somente no domingo (19) para encarar o Botafogo, às 16 horas (horário de Brasília), no estádio Nilton Santos, em jogo válido pela 35ª rodada da competição.

O jogo

Mesmo reforçado pelo venezuelano Soteldo, que não enfrentou o Goiás na última rodada, o Santos começou o jogo desligado, e cedendo muito espaço para o São Paulo, que tocava melhor a bola e dominava as ações.

A primeira chance do Santos veio em falta sofrida por Nonato, aos 13 minutos, mas, na cobrança, Marcos Leonardo não caprichou e acabou acertando a barreira, sem incomodar o goleiro Rafael.

Aos 24, enfim uma boa jogada. Nonato roubou a bola e serviu para Marcos Leonardo. O camisa 9 carregou e tocou para Soteldo, que se livrou bem do marcador e chutou forte, mas por cima do travessão.

O lance, porém, foi o praticamente o único de lucidez do Santos no primeiro tempo, exceção feita a outro contra-ataque puxado por Soteldo, que Silvera desperdiçou ao chutar de primeira, em cima de Rafael.

Até a descida para o intervalo, o São Paulo chegou a acertar o travessão de João Paulo, e ainda teve ao menos duas chances claras para tirar o 0 do placar, mas, para sorte do Peixe, não conseguiu.

2º tempo

Marcelo Fernandes trocou o inoperante Maxi Silvera pelo meio-campista Rodrigo Fernández no intervalo, voltando ao 4-4-2. E o time respondeu rapidamente.

Logo no segundo minuto, Marcos Leonardo roubou uma bola de carrinho e serviu Soteldo, que avançou e chutou forte, mas acabou errando o alvo. Aos 5, Messias surgiu como elemento surpresa e quase tirou o zero do placar em cruzamento de Tomás Rincón.

Aos 7 minutos, o São Paulo encaixou um contra-ataque e chegou ao gol com Juan, mas o lance foi invalidado pelo VAR que assinalou, corretamente, impedimento de Wellington Rato no início da jogada.

O Santo seguiu com muitas dificuldades na criação e, principalmente, para criar pelas pontas, já que nem Lucas Braga e nem Gabriel Inocêncio, que entrou aos 10 minutos, conseguiam ajudar o ataque.

As entradas tardias de Julio Furch e Lucas Lima, aos 38 minutos, surtiram pouco efeito, e o time, que ainda viu o São Paulo acertar a trave após defesa de João Paulo, teve que se contentar com o empate sem gols.

O resultado acabou servindo para deixar o Peixe mais perto dos sonhados 45 (ou 46?) pontos e terminar, de vez, com o pesadelo de um inédito rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 0 X 0 SÃO PAULO

Data e hora: 12 de novembro de 2023, às 18h30 (horário de Brasília)
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Quarto árbitro: Ilbert Estevam da Silva (SP)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (SP)
Cartões amarelos: Wellington Rato, Rafinha (São Paulo)

GOLS:

SANTOS: João Paulo; Lucas Braga, Messias, Joaquim e Kevyson (Gabriel Inocêncio); Tomás Rincón,  Jean Lucas (Dodi) e Nonato (Lucas Lima); Maxi Silvera (Rodrigo Fernández), Marcos Leonardo (Julio Furch) e Soteldo. Técnico: Marcelo Fernandes

SÃO PAULO: Rafael, Rafinha (Nathan), Beraldo, Arboleda e Caio Paulista (Wellington); Pablo Maia, Alisson (Tales Costa), Michel Araújo (Erison) e Wellington Rato; Luciano e Juan (David). Técnico: Dorival Júnior

Leia também: