O Santos foi ao Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo neste domingo (26) e tentar afastar de vez a ameaça do rebaixamento e, apesar de não ter conseguido vencer, voltou para casa com um empate com gostinho de vitória: 1 a 1.
Após sair atrás no placar logo no início da partida, e quase levar o segundo gol em lance que Messias tirou em cima da linha, o Peixe chegou ao empate justamente com o zagueiro salvador, que marcou de cabeça nos acréscimos da etapa final.
O resultado levou o Peixe aos 43 pontos na classificação, um a mais que o Vasco, que empatou no sábado com o Athletico-PR e chegou a passar o Alvinegro Praiano por poucas horas.
O Peixe volta a campo na quarta-feira (29), novamente para enfrentar um time carioca. O desafio será diante do Fluminense, às 19 horas (de Brasília), na Vila Belmiro, que novamente estará lotada, já que todos os ingressos foram vendidos de forma antecipada.
O jogo
Sem o capitão Tomás Rincón, que voltou machucado da seleção da Venezuela, o técnico Marcelo Fernandes optou por Camacho para manter o sistema 4-4-2, mas com possibilidade de variação para o 3-5-2.
A preparação para o jogo, porém, foi pelo ralo cedo. Logo aos 10 minutos, após falta infantil de Lucas Braga, o Botafogo saiu na frente, com Danilo Barbosa. Eduardo cobrou, o zagueiro subiu muito, ganhou duelo de cabeça entre Nonato e Jean Lucas e fez 1 a 0.
A primeira chance do Santos no primeiro tempo aconteceu depois que Nonato roubou a bola no campo de defesa, avançou em velocidade e jogou na área. Marcos Leonardo tentou, mas não conseguiu desviar e encontrar Soteldo, que entrava sozinho na esquerda.
Antes da descida para o vestiário, o Santos melhorou o rendimento e quase chegou ao empate em jogada individual de Jean Lucas, que chutou forte, de longe, e obrigou o goleiro Lucas Perri a trabalhar e evitar o gol.
2º tempo
O técnico Marcelo Fernandes sacou Nonato, um dos melhores em campo, para a entrada de Lucas Lima, além de trocar Camacho, um dos piores, pelo atacante Maxi Silvera.
O jogo pouco mudou e, aos 14 minutos, em outra falta o Botafogo teve duas chances para ampliar, mas João Paulo na primeira, e Messias, em cima da linha na segunda, evitaram o pior.
Marcelo Fernandes ainda mandou a campo Mendoza no lugar de Kevyson, Furch na vaga de Marcos Leonardo e Patati na de Jean Lucas na tentativa de encurralar o Botafogo.
A estratégia de empilhar atacantes acabou funcionando e, após trama de Soteldo e Mendoza pela esquerda, o cruzamento encontrou a cabeça de Messias, o salvador, para deixar tudo igual e garantir um precioso ponto para o Santos: 1 a 1.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 1 SANTOS
Data e hora: 26 de novembro de 2023 (domingo), às 16h (horário de Brasília)
Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Quarto árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Gabriel Pires, Danilo Barbosa (Botafogo), Nonato, Jean Lucas, Lucas Lima (Santos)
GOLS: Danilo Barbosa (1 x 0), aos 10 minutos do 1º tempo; Messias (1 x 1), aos 46 minutos do 2º tempo
BOTAFOGO: Lucas Perri; Danilo, Adryelson e Victor Cuesta; Tchê Tchê, Marlon Freitas, Gabriel Peres (Bastos) e Eduardo (Luis Henrique); Victor Sá (Di Plácido), Tiquinho Soares (Janderson) e Júnior Santos (Segóvia). Técnico: Tiago Nunes
SANTOS: João Paulo; Lucas Braga, Joaquim, Messias e Kevyson (Mendoza); Camacho (Maxi Silvera), Rodrigo Fernández, Jean Lucas (Wesley Patati) e Nonato (Lucas Lima); Soteldo e Marcos Leonardo (Furch). Técnico: Marcelo Fernandes
Leia também:
O importante é o resultado, e o empate não foi ruim.
A luta continua.
Jogo horrível, time sem imaginação, eu já tinha desistido, mas veio a jogada da falta e quem eu menos esperava fez o gol, quando vi os 6 minutos de acrescimo até sai, parei de assistir, não ia aguentar o sofrimento depois de ver o time perdendo divididas, não criando nada, só com toques do lado, eu não ia aguentar….mas valeu puxa vida! aliviado, ponto importante, mas é preciso vencer, faltam 4 pontos.
Esse ponto vale ouro, obrigado Senhor 🙏🏼
A luta continua !!!
Só na intervenção divina….
Ainda bem que o Botafogo não matou o jogo quando pode…..
A luta continua……na MELHOR GESTÃO DO FUTEBOL….como os ACÉFALOS falam.
Esse 1 ponto teve sabor de 3 ….PQP
A luta continua, companheiros!!
Grande Resultado para o Santos.
Jogo difícil mas no fim o Santos foi premiado pela luta .
Time mal escalado no 1 tempo mas no 2 tempo o time fez o que foi possível.
Parabéns pelo resultado.
Temos que comemorar muito mas muito mesmo esse empate.
Vamos para cima do Fluminense para ganhar e fazer 46 pontos.
Faltam 04 para os 47.
Andres Rueda o ENCANTADOR de OTARIOS.
Este jogo não teve nada de sorte ou ajuda do além, foi pura competência mesmo, do técnico e jogadores. Um jogo em cima de detalhes e quem se saiu melhor por fim, foi o Santos!!!
A conta é simples: precisamos de 4 pontos dos 9 que vamos disputar. E, lógico, que a sorte continue do nosso lado como hoje.
Esse Marcelo Fernandes quer matar torcida do coração, não sei porque insiste com Camacho e esse Max Silveira, deveria ter colocado logo Furch e Patati, esse Max não joga nada, quando entrou lado dele piorou, poderia ter começado segundo tempo com Soteldo M. Leonardo e Furch no ataque, poderia até ter saído com vitória de lá, falta de visão.
Quando vi o Solteldo fazer o sinal com a mão que ia fazer chuveirinho não podia imaginar que, em mais uma jogada ensaiada, sairia o gol do Santos.
Quem está tirando o Santos do rebaixamento é o Marcelo Fernandes!
Time lutou e ganhamos um ponto precioso. A luta continua. Messias e Joaquim muito criticados por parte da torcida foram dois monstros no dia de jogo.
O medo de perder tira a vontade de vencer! Um time como o Santos não pode se dar ao luxo de resignar-se diante das dificuldades. À exceção do esforçado e limitado Messias o que vimos em campo foi um time apático, sem demonstrar um mínimo de vontade de sair pro jogo para tentar reverter um placar desfavorável. Até os momentos finais eu ficava me perguntando o que pretendia um time que estava em desvantagem no marcador, precisando vencer, ficar tocando bola na defesa esperando o tempo passar. O gol premiou apenas o único atleta do time que se recusou entregar a rapadura sem oferecer resistência. Não gostei do que vi. Três pontos conquistados em nove é muito pouco para um grupo que está devendo muito ao torcedor devotado, que está fazendo a parte que lhe cabe.
TA MAIS FACIL VENDER PATATI DO QUE MARCOS CANELUDO GROSSO FOMINHA LEONARDO