O Santos acertou o empréstimo do atacante Alexandre Tam para o Confiança, de Sergipe. O Menino da Vila tem 21 anos e chega para reforçar a equipe nordestina na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. O empréstimo será até o final da competição – fevereiro de 2021.
Alexandre Tam não chegou a fazer nenhum jogo como profissional do Santos. No começo de 2019, agradou ao treinador Jorge Sampaoli nos treinamentos e foi promovido para o time principal, mas o argentino não chegou a utilizar o atleta.
Em 2020, ele perdeu espaço com a promoção de outras promessas da base e estava trabalhando com o Santos B. O empréstimo é visto como uma oportunidade de Alexandre Tam ter sequência de jogos.
O contrato do atacante com o Peixe é válido até 30 de abril de 2022. A multa rescisória é alta, 50 milhões de euros, cerca de R$ 313 milhões.
Infelizmente, mais um desses casos em que o jogador chega aos 21 anos rotulado como “menino” que precisa ganhar rodagem. Note-se que, a despeito da multa milionária, o melhor que o jogador conseguiu foi um empréstimo para o Confianca-SE, que está totalmente afastado dos grandes centros do futebol. Como o Santos FC precisa fazer caixa com a venda de jogadores (receitas extraordinárias para pagar despesas correntes, como a folha salarial no fluxo de caixa), há uma tentativa desesperada de colocar os nomes de diversos jogadores da base na mídia, como se fossem joias, raios, para atrair possíveis compradores, mas parece que o setor de scout dos times estrangeiros realmente trabalha e não e tão fraquinho como o setor de análise de desempenho do Santos FC. Difícil imaginar que o Alexandre Tan vá evoluir jogando no Confiança. Na melhor das hipóteses, deve ser liberado no fim do vínculo com o Santos FC e seguir carreira em times da segunda ou terceira divisão. No currículo vai constar: passagem pelo time de Sparrings do Sampaoli…