Vinicius Balieiro deve atuar pela Chapecoense (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O Santos encaminhou o empréstimo do volante Vinicius Balieiro para a Chapecoense. A equipe de Chapecó terá a disputa do Campeonato Catarinense e da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogador tem contrato até o fim deste ano e deve ficar livre no mercado após o fim do vínculo com a Chape.

Fora dos planos do técnico Pedro Caixinha, o Menino da Vila não atuou no ano passado. O jogador iniciou a temporada no ‘Grupo B’ entre os ‘afastados’, mas depois foi reintegrado e inscrito na Lista A do Paulistão e inscrito na Série B. Ele não foi relacionado para nenhum jogo no estadual e ficou no banco em cinco jogos do Brasileiro diante do Paysandu, Ceará, Coritiba, CRB e Sport.

Entre os emprestados, o Peixe tem os zagueiros Messias (Goiás), Luiz Felipe (Goiás) e Alex (Portuguesa), o lateral Nathan (Internacional), os volantes Matheus Nunes (Portuguesa), Balão (Sampaio Correira) e Nonato (Fluminense) e o meia Ed Carlos (Niki Volou).

Leia também: Intensidade e posse de bola: o início da era de treinos de Caixinha no Santos

HISTÓRICO

Natural de Campinas (SP) e nascido em maio 1999, Vinicius Balieiro chegou ao Santos em 2017 para atuar no Sub-20. Antes, havia se destacado pelo Paulista de Jundiaí no qual jogou pelo Sub-15, Sub-17 e Sub-20 entre 2014 a 2017. No primeiro ano no Sub-20 do Peixe, teve 15 partidas pelo Paulista e 3 jogos pelo Brasileiro.

No ano seguinte, foram 7 duelos pela Copa São Paulo, 14 confrontos pelo Paulista, 4 pelo Brasileiro e 2 pela Copa do Brasil. Em 2019, foram 2 gols em 19 partidas pelo Paulista, 1 gol em 8 jogos pelo Brasileiro e 9 pelo Brasileiro de Aspirantes. Em 2020, 6 duelos pelo Brasileiro de Aspirantes e promovido ao profissional atuando em 12 confrontos pela Série A e 3 pela Libertadores.

Em 2021, teve um duelo pela Copa Paulista, 1 gol em 10 partidas pelo Paulistão, 4 confrontos pela Copa do Brasil, 13 pela Série A e 8 pela Libertadores. No ano retrasado, 7 partidas pelo Paulistão, 2 pela Copa do Brasil, 5 pela Série A e um pela Sul-Americana. Ano retrasado, teve três partidas pela Série A e 1 pela Copa do Brasil. Depois foi emprestado ao Ituano em que teve apenas sete jogos pela Série B.

Ano passado, não atuou pelo Santos e ficou no banco em cinco partidas. Ao todo pelo clube, soma 3 gols marcados e 71 sofridos.