O empate entre Real Garcilaso e Estudiantes no Peru garantiu a classificação do Peixe na Libertadores (Crédito: Divulgação Estudiantes de La Plata)

O Santos entrou em campo para o jogo contra o Nacional já classificado para as oitavas de final da Copa Libertadores, graças ao empate sem gols entre Real Garcilaso e Estudiantes de La Plata, em Cusco, no Peru. Com o resultado, ambas as equipes chegaram aos 5 pontos, mesmo número do Nacional do Uruguai. O Peixe lidera o grupo com 9 pontos e pode garantir o primeiro lugar com um empate esta terça-feira em Montevidéu.

Precisando vencer, o Real Garcilaso usou mais uma vez a altitude para pressionar o time argentino e conseguiu criar algumas boas oportunidades na primeira etapa. O Estudiantes adotou a estratégia de esperar o time peruano no campo de defesa e apostar nos contra-ataques. Na melhor chance do time visitante, a cabeçada do zagueiro Schunk raspou a trave e saiu. No lance seguinte, o lateral Arismendi, do Real Garcilaso perdeu uma ótima chance na frente do goleiro Andújar.

Nos últimos 15 minutos do primeiro tempo, a equipe peruana aumentou a pressão, mas desperdiçou outras boas chances de gol.

O segundo mostrou um Estudiantes mais presente no ataque, reduzindo a pressão dos peruanos. Precisando vencer para melhorar suas chances de classificação, o time argentino ameaçou algumas vezes o gol do Real Garcilaso.
O time peruano se jogou ao ataque a partir da metade da etapa final, criou algumas chances, mas não conseguiu marcar o gol que aumentaria muito a possibilidade de se classificar.

Na última rodada do grupo 6, o Santos recebe o Real Garcilaso no Pacaembu, 19h15, no dia 24 de abril, mesmo dia em que o Nacional vai à Argentina enfrentar o Estudiantes, na luta direta pela segunda vaga do grupo.