Derlis González teve atuação apagada na derrota para o Vasco no Rio, nesta quarta-feira (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos perdeu para o Vasco por 2 a 1 na noite desta quarta-feira (24/4) e garantiu sua classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil. Na primeira partida, na Vila Belmiro, o Peixe bateu o time carioca por 2 a 0. A defesa do Peixe voltou a falhar e permitiu ao Vasco abrir 2 a 0 na primeira etapa, mas no segundo tempo os santistas conseguiram anotar o gol que garantiu a vaga na próxima fase da competição nacional.

O adversário do Peixe na próxima fase da competição só será conhecido após sorteio pela CBF. Nas oitavas, além dos classificados nesta etapa, entram o Fortaleza, campeão da série B, o Paysandu, campeão da Copa Verde, o Sampaio Corrêa, campeão da Copa do Nordeste, além dos 8 times brasileiros que disputam a Copa Libertadores: Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo, Atlético-MG, Athletico Paranaense e Cruzeiro.

O time comandado por Jorge Sampaoli volta a campo no domingo, contra o Grêmio, em Porto Alegre, na estreia do time no Campeonato Brasileiro de 2019.

O Peixe não fez uma boa partida. O time até começou bem, mantendo sua postura no início da partida, pressionando a saída de bola do Vasco e mantendo a posse de bola por mais tempo. E o Peixe quase abriu o placar aos 9min, quando Jean Mota chutou mascado e a bola encobriu o goleiro Fernando Miguel, bateu na trave, cruzou o gol vascaíno, mas ninguém conseguiu colocar para dentro.

O jogo parecia sob controle santista, que poderia até perder por 1 gol de diferença para se classificar. Mas o time carioca contou com um erro de Felipe Aguilar para abrir o placar aos 12min. O zagueiro perdeu uma dividida, a bola sobrou para Lucas, que cruzou para Máxi Lopes, que ajeitou para Raul chutar no canto direito de Everson e marcar.

O Peixe continuou com o domínio do jogo, mas criou poucas oportunidades para empatar, como aos 30min, com chute forte de Alison que passou rente à trave direita do gol do Vasco.

Mas a defesa do Santos continuou errando e aos 38min o zagueiro Ricardo anotou o segundo gol do Vasco ao cabecear após cobrança de escanteio, em que o goleiro Everson falhou ao tentar cortar o cruzamento.

Com Soteldo no lugar de Alison, que já havia levado cartão amarelo, o Santos voltou com uma equipe mais ofensiva na segunda etapa, buscando ao menos um gol para se classificar.

E o resultado apareceu logo aos 8min, quando Soteldo fez boa jogada pela esquerda e cruzou, no rebote, Jorge chutou forte para marcar o primeiro gol do Peixe.

A partir do gol santista, o jogo ficou aberto e os dois times tiveram chances de marcar, sem sucesso. O Vasco teve um gol anulado aos 48min do segundo tempo, mas o árbitro anulou o gol do zagueiro de Ricardo, que seria seu segundo na partida. Dois minutos depois, Gustavo Henrique falhou bisonhamente, mas Máxi López perdeu gol incrível.

FICHA TÉCNICA

VASCO 2 X 1 SANTOS

Copa do Brasil – Quarta Fase (Jogo de volta)
Local: estádio São Januário (RJ), 19h15
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Gols: Raul, aos 12min, e Ricardo, aos 38min do primeiro tempo; Jorge, aos 8min do segundo tempo.
Cartões amarelos: Lucas Mineiro, Maxi López, Alison, Soteldo

Cartão vermelho: Jorge Sampaoli
Renda: R$ 181.098,00
Público: 8.556 pagantes; 8.859 total.

Vasco: Fernando Miguel (Alexander, aos 24min do primeiro tempo); Raúl Cáceres, Werley, Leandro Castán (Ricardo, aos 10min do primeiro tempo) e Danilo Barcelos; Raul, Lucas Mineiro e Lucas Santos; Yago Pikachu, Marrony e Maxi López. Técnico: Marcos Valadares

Santos: Everson; Victor Ferraz, Aguilar, Gustavo Henrique e Jorge; Alison (Alison, no intervalo), Diego Pituca, Carlos Sánchez (Jean Lucas, aos 23min do segundo tempo) e Jean Mota (Yuri, aos 42min do segundo tempo); Derlis González e Rodrygo. Técnico: Jorge Sampaoli