Luiz Felipe errou feio no segundo gol do Corinthians (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos lutou, mas não conseguiu sair com o resultado esperado no primeiro jogo das semifinais do Paulistão contra o Corinthians. Apresentando muitas falhas no setor defensivo e pouco inspirado lá na frente, a equipe perdeu por 2 a 1 em Itaquera e agora precisa vencer por dois gols ou mais a partida de volta, que acontece no dia 08/04, segunda-feira, no Pacaembu. Uma vitória por um gol de diferença levará a decisão da vaga para os pênaltis.

O primeiro tempo começou eletrizante. Logo aos 3 minutos, Victor Ferraz cometeu falta desnecessária em Clayson na lateral do campo. Sornoza bateu, a defesa do Santos bobeou e Manoel, sozinho, cabeceou para o fundo das redes. Mas durou pouco a comemoração corintiana.

Menos de cinco minuto depois, escanteio para o Peixe. Jean Mota cobrou, Cássio bateu roupa e Derlis, no segundo pau, cabeceou para o gol.

Dali em diante a partida esfriou e o Santos era quem tomava as iniciativas do jogo, com o Corinthians apostando nos contra-ataques e nas bolas paradas. Mas o gol que deu a vitória para a equipe veio de outra forma: de uma falha desproporcional de Luiz Felipe. O zagueiro por duas vezes cortou mal de cabeça uma bola boba e deu a pelota nos pés de Clayson, que na cara do gol chutou forte cruzado, sem chances para Vanderlei.

Na segunda etapa, Jorge Sampaoli quis deixar o Peixe mais ofensivo e colocou Rodrygo no lugar de Cueva. Mas a alteração não surtiu efeito.

A equipe corintiana dominou os primeiros 20 minutos e quase ampliou o placar com Vagner Love em duas oportunidades. Após bicicleta de Clayson, Vanderlei falhou e o atacante ia para as redes se não fosse a recuperação do goleiro santista. Em outro lance, o atacante girou na entrada da área e chutou forte por cima do gol.

Na metade final do segundo tempo, Sampaoli deu sua cartada final com a entrada de Soteldo no lugar de Sánchez. Mas o Peixe nada criou e o placar não mais mudou.

Pelo que apresentou, o Santos tem que comemorar por ainda estar vivo na competição, pois o placar poderia ter sido pior em tarde infeliz da defesa e pouco criativa do ataque.

FICHA TÉCNICA

1º jogo das semifinais do Campeonato Paulista 2019

Estádio: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)

Público total: 39.919 pagantes

Renda: R$ 2.467.185,50

Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo

Gols: Manoel aos 3’ minutos e Clayson aos 31’ do primeiro tempo (Corinthians); Derlis González aos 7’ do primeiro tempo (Santos)

Cartões amarelos: Sornoza (Corinthians); Vanderlei e Alison (Santos)

Corinthians: Cássio; Fagner, Henrique, Manoel e Danilo Avelar; Ralf, Júnior Urso e Sornoza (Richard); Clayson (Mateus Vital), Vagner Love (Pedrinho) e Gustavo. Técnico: Fábio Carille

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Felipe Aguilar (Lucas Veríssimo), Luiz Felipe e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca, Cueva (Rodrygo) e Carlos Sánchez (Soteldo); Jean Mota e Derlis González. Técnico: Jorge Sampaoli