Santos lutou, mas não conseguiu sair com um ponto no Sul (Divulgação/Santos FC)

Depois de engatar três vitórias consecutivas no ano, o Santos estreou no Campeonato Brasileiro diante do Grêmio, neste domingo (16), em Caxias do Sul, cercado de expectativa, mas saiu de campo com uma derrota.

O time da Vila Belmiro até que se comportou bem, mas acabou castigado com um gol de João Pedro no finzinho do primeiro tempo e não conseguiu se recuperar, deixando o Sul do país com uma derrota por 1 a 0.

A boa notícia para o torcedor, e o alento para o time que começa o torneio nacional sem muitas pretensões, foi a volta de Soteldo. O venezuelano entrou no jogo no lugar de Lucas Barbosa e mostrou que é diferenciado. Foi o melhor do time, mas, infelizmente, manchou sua atuação no fim ao levar dois cartões amarelos em cinco minutos e ser expulso de campo.

O Santos volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo (23) para mais um compromisso complicado. O Alvinegro recebe o Atlético-MG, às 16 horas (horário de Brasília), na Vila Belmiro.

Antes, porém, o time tem compromisso pela segunda rodada da Copa Sul-Americana, na quinta-feira (20), às 19 horas, diante do Audax Italiano, também na Vila Belmiro. O Peixe estreou na competição batendo o Blooming, na Bolívia, por 1 a 0.

O jogo

O Santos começou bem o jogo, controlando o ímpeto do Grêmio e apostando no contra-ataque para tentar surpreender o time gaúcho, que teve de jogar no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

O Grêmio, por sua vez, sofreu para escapar da marcação alvinegra e só deu trabalho ao goleiro João Paulo em um chute da intermediária de Franco Cristaldo, antigo alvo do Santos para a temporada, mas que fechou com o time gaúcho.

Aos 43 minutos, quando estava com o jogo controlado, uma jogada aparentemente despretensiosa acabou resultando no gol do Grêmio, depois que o lateral João Pedro aproveitou a sobra da zaga (e o cochilo de Soteldo) e bateu de longe, sem chances para João Paulo: 1 a 0.

No segundo tempo, com Ângelo no lugar de Daniel Ruiz e Rodrigo Fernández no lugar de Camacho, o Santos mudou um pouco a proposta de jogo, mas demorou para encaixar. Tudo poderia ter ficado pior aos 9, depois que o VAR inventou um pênalti de Messias em Cristando, que Suárez isolou.

O Santos tentou reagir após a isolada de Suárez, comandado por Soteldo, mas seguiu errando demais no momento decisivo. Hellmann ainda tentou o tudo ou nada com a estreia de Bruno Mezenga no lugar de Dodi, mas a alteração não surtiu o efeito esperado e o Peixe deixou Caxias do Sul com uma derrota: 1 a 0.

O venezuelano Soteldo, que foi o melhor do time em campo, manchou sua volta aos campos após levar dois cartões amarelos e ser expulso de campo nos minutos finais.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X SANTOS

Data e hora: 16 de abril de 2023, às 18h30min (horário de Brasília)
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)
Árbitros assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques (PR)
Cartões amarelos: Vina, Kannerman, Darlan (Grêmio), Camacho, Dodi,  (Santos)
Cartão vermelho: Soteldo (Santos)

GOLS: João Pedro, aos 43 minutos do 1º tempo

GRÊMIO: Adriel; João Pedro (Thomas Luciano), Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa; Villasanti (Darlan), Bitello, Cristaldo (Nathan), Zinho (André) e Vina (Everton Galdino); Suárez. Técnico: Renato Gaúcho

SANTOS: João Paulo, Nathan, Messias, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Dodi (Bruno Mezenga), Camacho (Rodrigo Fernández) e Lucas Lima (Miguelito); Lucas Barbosa (Soteldo), Marcos Leonardo e Daniel Ruiz (Ângelo). Técnico: Odair Hellmann