Mendoza fez seu primeiro gol pelo Santos (Divulgação/Santos FC)

O Santos entrou em campo na noite deste sábado (28), no Canindé, pressionado não apenas pela vitória, mas também por um desempenho melhor para apagar a péssima impressão deixada nos primeiros quatro jogos do Campeonato Paulista. E não conseguiu.

O time até correu e lutou mais do que nas últimas partidas, mas ainda cometeu erros infantis e, em um deles, Sandry fez pênalti que originou o gol da Ferroviária. No segundo tempo, Speedy Mendoza fez o primeiro com a camisa alvinegra e deixou tudo igual: 1 a 1.

O Santos volta a campo no próximo sábado, 4 de fevereiro, para disputar o primeiro clássico da temporada. O adversário será o Palmeiras, mas o duelo não será no Allianz Parque, estádio que não dá muita sorte ao Peixe. Como a casa do rival será palco de um show, o jogo foi marcado para o Morumbi.

O jogo

O Santos começou o jogo de uma maneira diferente, lutando por cada bola e mostrando a vontade que aparentemente faltou nos primeiros quatro jogos da temporada.

Correndo muito, mesmo que às vezes de forma desordenada, o time foi melhor do que a Ferroviária no primeiro tempo, e criou algumas chances para mexer no placar.

Na melhor delas, Soteldo aproveitou rebote da entrada da área e bateu colocado, mas Saulo, ex-Menino da Vila, saltou para evitar o que seria um golaço do venezuelano. Antes da descida para o intervalo, Marcos Leonardo, de longe, também chegou perto do gol, mas ficou no quase.

O castigo veio nos acréscimos, após Sandry cometer pênalti infantil e John Kennedy abrir o placar na cobrança, sem chances para João Paulo.

O Santos voltou para o segundo tempo buscando pressionar para achar o empate, mas ainda de forma desordenada. Odair resolveu mexer, voltou a trocar lateral por lateral (João Lucas por Nathan) e a adotar o 4-24, com Rwan Seco na vaga de Sandry. E o empate chegou.

Após boa jogada de Dodi pela esquerda, o cruzamento na área encontrou Mendoza, que mergulhou para, de peixinho, deixar tudo igual para o Peixe (desculpem o trocadilho): 1 a 1.

Depois do gol o Santos chegou a criar chances claras para virar o placar, mas sem sucesso. No fim, um ponto conquistado e a certeza de que, apesar da evolução, o drama vivido em 2022 e 2021 poderá seguir até o fim do Estadual se reforços não chegarem.

FICHA TÉCNICA
SANTOS X FERROVIÁRIA

Data e hora: 28 de janeiro de 2023, às 18h30 (horário de Brasília)
Local: Canindé, em São Paulo (SP)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Italo Magno de Paula Andrade (SP)
Árbitro de vídeo: Adriano de Assis Miranda (SP)
Cartões amarelos: Marcos Leonardo, Soteldo, Odair Hellmann (Santos), Léo Santos, John Kennedy, Pablo Gabriel, Ronaldo Alves, Rafael Costa, Galdezai (Ferroviária)
GOLS:  John Kennedy (0 x 1, pênalti), aos 49 min do primeiro tempo; Mendoza (1 x 1), aos 12 minutos do segundo tempo

SANTOS: João Paulo; João Lucas (Nathan), Messias, Bauermann e Lucas Pires; Sandry (Rwan Seco), Dodi e Carabajal; Soteldo (Ângelo), Mendoza (Lucas Braga) e Marcos Leonardo. Técnico: Odair Hellmann

FERROVIÁRIA:  Saulo; Heitor, Alisson Cassiano, Ronaldo Alves, Léo Santos (Augusto) e Kelvyn; Pablo, Rafael Costa e Thomaz (Álvaro); John Kennedy (Matheus Galdezani) e Ytalo (Bernardo). Técnico: Elano