O período de quarentena por causa da pandemia do Coronavírus faz com que muitas brincadeiras nas redes sociais surjam nesse momento. Nesta segunda-feira, o twitter oficial do Santos resolveu participar de uma e gerou polêmica ao listar quatro jogadores que marcaram muito a sua história do clube. Ficaram de fora nomes importantes, dentre eles Robinho e Neymar, ídolos recentes da torcida alvinegra.
Dos quatro nomes listados pelo Peixe, dois são quase certos na lista de qualquer santista. O Rei Pelé é o primeiro nome, maior jogador da história do futebol. O segundo foi Pepe. O ponta-esquerda, super campeão ao lado do Rei, é o segundo maior artilheiro da história do clube.
Os outros dois são de momentos mais recentes. Giovanni, craque do vice-campeonato brasileiro de 1995, e Renato, um dos grandes ídolos do time nesse século.
São inúmeros os nomes que poderiam entrar na lista, mas a ausência dos dois Meninos da Vila (Robinho e Neymar) é o que mais chamou a atenção. Além do futebol bonito, Robinho foi herói do Brasileirão 2002, título que tirou o clube de um longo jejum de grandes conquistas. Já Neymar liderou o Peixe na conquista do tricampeonato da Libertadores, em 2011, fora todos os outros títulos conquistados por eles com a camisa do Peixe.
Depois de desafiado pelo Paysandu, o Peixe seguiu brincando nas redes com outros clubes. Quando desafiado pelo São Paulo, fez uma lista de goleiros. Nessa citou os arqueiros Gylmar, Rodolfo Rodriguez, Manga e Fábio Costa. Já quando foi o Internacional que marcou o clube, a lista foi formada por Sereias da Vila, com as atletas Marta, Maurine, Carol Arruda e Sole Jaimes.
Coisa de estagiário do santosfc@twiter, vai brincar com coisa séria
O Robinho e o Neymar trariam o Santos FC por dinheiro, mas negar o protagonismo dos dois atacantes na história recente do Santos FC é coisa de quem não entende nada de futebol. Só pode ser pegadinha de torcedor de time adversário. O Giovsni teve a primeira passagem excelente pelo Santos FC (ainda que meteórica) , mas ganhou o que? Está certo que o Santos FC foi roubado na final contra o bostafogo, mas não tem foto do Giovani no Memorial das Conquistas. Na segunda e terceira passagem o Giovani veio como todos os medalhões, ganhando muito e jogando pouco. Só fez figuração. O Renato na primeira passagem foi apenas e tão somente um bom coadjuvante. Nunca foi protagonista. Não teve um unico jogo em que fosse o “cara” que carregasse o time. Na segunda passagem, jogou apenas com o nome. Enquanto tinha pernas, preferiu jogar em outras equipes e só voltou quando já não tinha mais para onde ir, mesmo assim, não aliviou para o Santos FC e era um dos maiores salários. O Robinho e o Neymar foram decisivos em títulos importantes para o Santos FC, e, quanto a importância para o Santos FC, estão bem acima do Giovani e a anos luz do Renato. Sem chances de comparação quanto ao peso de ambos na história do Santos FC (foram mercenarios, mas jogaram muita bola). Jogadores que foram aplaudidos até pela torcida adversária.