Pituca comemora o primeiro gol do Peixe na partida (Crédito: Divulgação Santos FC)

O Santos venceu por 2 a 0 o Ituano na noite desta segunda-feira, na Vila Belmiro, e reassumiu de forma isolada a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo, o Peixe chegou aos 28 pontos na competição, enquanto o Ituano se afundiu ainda mais no Z4.

O Santos decidiu a partida nos 20 minutos iniciais. Pituca, me belo chute, marcou aos 9 minutos. E Guilherme, pegando rebote de pênalti que ele mesmo cobrou, marcou o segundo gol da equipe aos 17 minutos.

O JOGO

A bola mal rolou e com menos de 10 minutos o Peixe já massacrava o Ituano. No primeiro minuto de jogo, Otero cruzou e Pituca cabeceou. A bola cruzou a pequena área e saiu próxima do gol.

Aos 4, bate-rebate na área do Ituano e Furch, que parecia brigar com a bola, não conseguiu finalizar. Aos 9, Furch foi lançado, o goleiro adversário saiu mal e Guilherme, de fora da área e sem goleiro, finalizou para fora.

O gol do Peixe parecia questão de tempo. E foi de segundos. Na saída errada, Escobar roubou a bola, avançou pela esquerda e rolou para a entrada da área. Pituca, com muita consciência, chutou colocado e rasteiro para abrir o placar, ainda aos 9 minutos.

Aos 15 minutos, pênalti para o Peixe. Escobar foi até a linha de fundo e cruzou para Otero, que foi derrubado por Kauan Richard. Guilherme bateu, o goleiro Saulo defendeu e o próprio atacante completou para o fundo das redes no rebote. Santos 2 a 0.

O Santos então manteve a posse de bola, mas criar lance de gol mesmo só aos 30 minutos. Serginho pegou na ponta da área e chutou próximo da meia-lua. Saulo defendeu. Serginho, em outro chute de fora da área, agora aos 44 minutos, exigiu novamente boa defesa do goleiro do Ituano, que foi o melhor jogador do seu time na primeira etapa. Isso porque o time do interior não deu um chute no gol de Brazão nos 45 minutos iniciais. Já o Santos rondou o tempo todo a área do Ituano, mas pouco finalizou se analisado as chances que teve.

Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Bruno Xavier arriscou de longe. A bola saiu fraca para Brazão fazer sua primeira defesa na partida. E o lance animou o time do Ituano, que em contra-ataque, aos 10 minutos, criou grande perigo de gol. O chute de Zé Eduardo, de fora da área, tirou tinta da trave santista.

O Peixe teve seu primeiro grande lance na segunda etapa também em chute de fora da área. Guilherme, aos 12 minutos, chutou e a bola saiu muito próxima do gol de Saulo.

Aos 17, bola na trave. Otero bateu com maestria falta frontal próxima da linha da área. A bola explodiu na trave de Saulo e voltou para o meio da área. Virou então um bombardeio do Santos.

O chute de Aderlan só não estufou as redes devido desvio da zaga. Depois chute de Guilherme que contou com mais uma boa intervenção do goleiro do Ituano. Mas apesar de criar muitas oportunidades, o Peixe não conseguiu o mais importante, fazer gol.

O Ituano teve no final do jogo mais duas boas chances. Neto Berola tocou para Bruno Alves, que na chutou na saída do Brazão, que evitou o gol. No rebote, Bruno Alves cruzou e Escobar quase marcou contra. Depois Bruno Alves chutou de longa distãncia e mais uma vez a bola passou muito próximo do gol do Santos.

Nos minutos finais do jogo foi o Peixe quem desperdiçou grande lance. Primeiro com Willian Bigode, que girou na linha da pequena área sozinho e quase isolou a bola. A outra chance foi com o zagueiro Gil, que cabeceou bem após batida de escanteio e Claudinho tirou o gol do defensor santista.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 0 ITUANO

Data e hora: 15 de julho, às 20h (horário de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Wagner Junior Bonfim Ledo (PR)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)

Público: 12.839
Renda: R$ 571.587,50

Cartões amarelos: Rodrigo, Walber e Lucas Dias (ITU)

Gols: Pituca aos 9 minutos e Guilherme aos 17 do primeiro tempo (SAN)

SANTOS: Gabriel Brazão; Aderlan (JP Chermont), Jair, Gil e Escobar; João Schmidt, Diego Pituca (Tomás Rincón) e Serginho (Miguelito); Otero, Guilherme (Pedrinho) e Julio Furch (Willian Bigode). Técnico: Fábio Carille

ITUANO: Saulo; Lucas Dias, Claudinho e Vinícius Poz (Bruno Xavier); Walber, Kauan Richard, Vinícius Paiva (Leozinho) e Rodrigo (Bruno Alves); Zé Eduardo (Neto Berola), Gabriel Falcão (Aluísio) e Miquéias. Técnico: Alberto Valentim