O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, realizou uma reunião com os agentes do lateral-esquerdo João Victor Souza, na capital paulista, nesta segunda-feira (04). Pela renovação do Menino da Vila, a proposta apresentada pelo Peixe não agradou. O clube não apresentou qualquer projeto esportivo ao garoto e o salário oferecido foi bem inferior, cerca de três vezes menor, ao que o zagueiro Jair e ao lateral-direito JP Chermont recebem atualmente.
Apesar de especulações, o Diário do Peixe apurou que o jogador não possui negociações no mercado interno. Ao mesmo tempo, ele recebeu uma oferta milionária do mundo árabe e tem sondagens de grandes clube da Europa, incluindo espanhóis e ingleses. Souza está chateado pela falta de minutagem e pela falta de vitrine, saiu do ‘radar’ da Seleção Brasileira de base.
Quando atuava na base do Alvinegro, foi mais convocado pela Amarelinhado que o Chermont por exemplo. Juntos, conquistaram o Sul-Americano Sub-17 em abril do ano passado. No entanto, Souza foi convocado para o Mundial, JP não. A ideia do jogador é fazer história e quer permanecer no clube, mas aguarda projeto e interesse vindo da gestão.
Mesmo com sondagens, o staff não tem interesse em ouvir times brasileiros e fica ‘chateado’ por ver o Santos fazendo projeto e valorização salarial para garotos menores na base. Já o Souza está praticamente pronto para ser utilizado pelo profissional e os agentes entendem que ele não está sendo apreciado pelos dirigentes santistas.
Na última quarta-feira (30), o próprio Marcelo Teixeira havia falado que a prorrogação do contrato Souza estava apalavrada, em reunião com o Conselho Deliberativo, mas fez um alerta ao empresário do jogador, Giuliano Bertolucci.
“Nós acreditávamos na palavra dos profissionais que renovaram os contratos do Chermont, do Jair, dentro dos prazos e limites como nós tínhamos colocado. O empresário é o mesmo. Não acredito que esse empresário venha a falhar ou ter algum tipo de atitude diferente da que está apalavrada. O que o Departamento de Futebol informa é que está concluída a questão de negociação, faltando apenas a presença dele aqui junto com os representantes e familiares para celebrar o documento. Não creio que tenha mudança em relação à isso. Até porque, se tiver, a atitude que o Santos tiver com este ou qualquer outro empresário será diferente a partir do momento que tiver dúvida ou alguma situação que comprometer aquilo que está apalavrado. Nós acreditamos que está próximo de ser celebrado”, afirmou Marcelo Teixeira;
Souza tem um vínculo válido até maio de 2025. Ou seja, poderia assinar um pré-contrato em dezembro. Apesar do compromisso com o Peixe conter mais dois anos automáticos, o que trava uma negociação interna, a Fifa não reconhece para negociações internacionais.
O lateral estreou pelo profissional do Peixe neste ano no empate diante o Mirassol por 2 a 2, no José Maria de Campos Maia, pela sétima rodada do Paulistão, no dia 11 de fevereiro. Entrou aos 26 minutos do segundo tempo e deu o cruzamento que gerou o gol de Willian Bigode, o segundo do Peixe na partida. Neste confronto, acabou sofrendo uma lesão na musculatura posterior da coxa esquerda. Ele se recuperou, atuou em alguns jogos pelo Sub-20 para ganhar minutagem e voltou a ficar à disposição da comissão técnica de Fábio Carille.
Ganhou minutos na Série B contra a Chapecoense, Vila Nova, Coritiba, Sport, Amazonas, Ponte Preta e a Chape no segundo turno dando assistência e sendo um dos destaques da partida.
Leia também: Santos aposta em lucrar com Zanocelo na próxima janela de transferências
HISTÓRICO
Souza é de Mauá (SP) e nascido em 2006. O jogador chegou ao Santos com 9 anos. Ele atuava pelo Juventus no futsal e através de um jogo pelo Paulista recebeu um convite do Peixe para realizar testes. Chegou no ataque e depois foi colocado na lateral, mas é polivalente e atuou até como meia no Alvinegro. Figurinha carimbada na Seleção de base, o lateral foi campeão Sul-Americano Sub-17 no ano passado e atuou na última Copa do Mundo da categoria.
Veja os números do Souza pelo Santos:
- 2016: 1 gol em 10 jogos (Paulista Sub-11)
- 2017: 7 gols em 23 jogos (Paulista Sub-11)
- 2019: 1 gol em 14 jogos (Paulista Sub-13)
- 2021: 1 gol em 13 jogos (Paulista Sub-15)
- 2022: 1 gol em 23 jogos (Paulista Sub-17) | 1 jogo (Paulista Sub-20) | 1 jogo (Brasileiro Sub-20)
- 2023: 4 gols em 9 jogos (Paulista Sub-17) | 3 jogos (Paulista Sub-20) | 5 jogos (Copinha) | 10 jogos (Brasileiro Sub-17) | 1 jogo (Brasileiro Sub-20)
- 2024: 1 gol em 5 jogos (Copinha) | 2 jogos (Paulista Sub-20) | 6 jogos (Brasileiro Sub-20) | 1 jogo (Paulistão)| 7 jogos (Série B)
É bom de bola , mas ele é o staff vão dar trabalho .
Acho até que vai sair pela porta dos fundos
MT é enrolado, ok. Mas a repórter que assina a matéria é, por ingenuidade estratosférica, a maior porta-voz dos empresários de jogadores, principalmente os que estão ainda ou já saíram da base.
Todos erraram, mas principalmente a diretoria que manteve um tecnico que não potencialza a base, muito prlo contrário, tira-lhes a confiança como fez com Jair, sabendo que precisava montar um elenco menos caro para o ano que vem, pois fez um contrato absurdo, reduzindo salários dos mais caros durante a série b, mas com a possibilidade de aumento, inclusive com a diferença acrescida no salário para o próximo ano,resultado,fez uma série b ridícula em termos de futebol jogado, duplicata folha para o ano que vem, e não potencializou 5 ou 6 jovens para a série a., agora pode perder uma grande promessa, que mesmo jogando bem quando jogou,foi deixado em segundo plano pelo técnico.
Pra mim é o melhor desse trio aí: Jair, JP Chermont …mas infelizmente ele tem um concorrente de respeito na esquerda o Escobar e teria que se contentar em ser reserva e buscar a titularidade ao contrário da direita onde Chermont tem como concorrência os fraquíssimos e péssimos dos péssimos: “”Rodrigo bunda grande Ferreira””” e “”Hayner sem 🧠”””….mas tem que renovar dar um jeito e acabar com o impasse, agora o empresário dele é o Bertolucci…. aí meu irmão, esse é complicado esse “”Vende a Mãe com o Menino na manjedoura e os três Reis Magos juntos”””…..Santos corre mesmo o risco de perder de graça o jogador se o olho dele e família cresceram na lábia do empresário aí jamel, já era, já vimos esse filme em outros carnavais ou canaviais….
O empresário e Bertolucci então deixa ir embora não esqueça que ele e o empresário do zanocelllo também entre outros
Nenhum lateral da base do santos não sabe marcar qual lateral tomamos mais gols lado direito onde hayner e Jp Chermont só sabem atacar lado esquerdo com o Escobar foh lado que menos tomamos gols porque ele sabe marcar
Então deixa ir embora se fosse bom estaria jogando
Que nem Jp Chermont que vai pra Europa em janeiro vai sofrer principalmente no campeonato inglês onde os laterais marcam pode ter certeza vai ser banco
Se quiser ir embora vai, conhecemos o homem pela suas atitudes, se não valoriza o clube que o apoiou fazer o que não vou postar aqui quantos se acharam maior que o santos e hoje vivem correndo a série B….né saiu das fraldas e Jaque ganhar milhões , humildade e coisa séria aprende joga ganha jogos e títulos e depois vce faz a sua vida, TEM UM CARA AI LATERAL ESQUERDA PODE TE DIZER O QUE E HUMILDADE ELE CHAMA SE LEO…. ISSO SIM FOI HOMEM JOGADOR….OK
Lembro de alguns … Zeca , Jean Chera , depois apareceu o novo robinho, depois o novo Robinho de novo (…) cuidado rapaz , olha a oportunidade …
Todas as pessoas que estão criticando o mlk são burras ou pior, cadelinhas do MT. O Santos teve o ano inteiro para renovar com o menino, não renovou pq não quis. Mas pra dar renovação pra um monte de boi cansando em final de carreira esse direito sabe. Pois bem, vão perder retorno técnico e financeiro
Se for verdade essa matéria, é claro que ele não vai aceitar menos do que os outros, visto ainda que se trata do mesmo empresário em ambos os casos.
Agora é muito amadorismo deixar a renovação para o apagar das luzes, o Santos nunca aprende, impressionante.
No Santos incompetência, e os interesses do clube sempre em segundo lugar é o prato do dia. O menino ja mostrou que tem futuro então paga, por que senão sera outro yuri alberto, a gente cria e outros faturam.
Ja vimos este filme e o Santos não aprende. Não se pode lançar garotos no profissional que não esteja com o Contrato renovado. Ainda mais agenciado por este vagabundo
Exatamente só o Santos faz isso o Atlético pr, gremio só coloca juvenil que tem contrato longo o Renato já falou isso
Marcelo Teixeira é aquele tipo de dirigente, que bate nas costas do empresário do jogador e fala assim…”Vamos renovar né?”…aí o empresário diz…”Essa é a ideia”, aí ele vem a público e diz…”Tá apalavrado”. Nada hoje em dia é na base da palavra, o que vale é papel assinado e registrado em cartório e olhe lá, quer queira ou não, o jogador é patrimônio do clube e assim como foi valorizado os outros dois meninos, ele também merece… até porque é melhor e mais completo.
O Souza não esta jogando, de modo que está fora da vitrine. Sem visibilidade, está se desvalorizando. Numa negociação contratual, um jogador recém saído da base, que mal consegue figurar entre os reservas, não vai conseguir ter reconhecimento, pois se trata apenas de uma promessa. Sem oportunidades, sem plano de carreira, sem perspectivas no Santos FC, se olharmos do ponto de vista do jogador, a saida para um novo clube seria a melhor opção.