O Santos firmou uma parceria institucional com o Instituto Jô Clemente, referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras. O objetivo é promover ações de conscientização voltadas para a inclusão e a importância do diagnóstico precoce na prevenção de doenças.
No dia 25 de maio, os mascotes Baleinha e Baleião visitarão a sede do IJC para interagirem com as crianças, jovens e adultos, além de funcionários e voluntários. Além da visita que abrirá as portas da parceria, no dia 24 de junho, serão realizadas ações na Vila Belmiro. Daniela Mendes, superintendente geral do IJC, avaliou a parceria.
“Vemos muita sinergia entre IJC e o Santos, que também se engaja em ações de responsabilidade social e de prevenção e promoção da saúde. Conhecido por grandes duplas de jogadores dentro de campo, espero fazer uma grande ‘tabelinha’ fora de campo em prol de temas tão importantes para a sociedade. Contar com o apoio de uma instituição centenária como o Santos, é um importante meio de levarmos ao maior número de pessoas a inclusão social e a prevenção e promoção da saúde, por meio do diagnóstico precoce de doenças, alguns dos pilares do IJC”, conclui.
O presidente do Clube, Andres Rueda, confirma a sintonia entre as instituições. O IJC tem trabalhado pela Prevenção e Promoção da Saúde, Inclusão Social, Defesa e Garantia de Direitos, Ciência e Inovação, produzindo e disseminando conhecimento, além de atuar em prol da autonomia e protagonismo das pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, a fim de que elas sejam incluídas em todas as esferas sociais.
“O Santos fica muito satisfeito em poder contribuir com causas tão relevantes como as do Instituto Jô Clemente. O Santos FC, assim como o IJC se movimenta, constantemente, em busca da excelência. O Clube trabalha apoiado em valores éticos, fomentando a fraternidade, solidariedade e trabalho em equipe, estabelecendo parâmetros de equidade social” destaca o presidente.
Sobre o Instituto Jô Clemente
O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 62 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.
Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, o Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras. É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a deficiência intelectual se não tratadas corretamente.
Além disso, o IJC produz e difunde conhecimento sobre deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras. Um dos nossos focos é apoiar e desenvolver projetos de pesquisa aplicada, tecnológica e de inovação, em parceria com órgãos públicos ou privados e instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de gerar conhecimento para estudos, informações para as pessoas, produtos, serviços e novos modelos de negócio para a Organização.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site do IJC.
Leia também:
Bela ação social. O nosso Santos sempre foi vanguarda nesse tipo de iniciativa.
Parabéns ao presidente André Rueda, pela iniciativa.