Santos pode ficar fora da Copa do Brasil de 2023 (Crédito: Staff Images/CBF)

A má fase do Santos no Campeonato Paulista e a mudança nos critérios de classificação para a Copa do Brasil a partir de 2024 despertaram uma preocupação nos torcedores do Peixe. Mas será mesmo que o Santos corre o risco de ficar fora da segunda competição mais lucrativa do país na próxima temporada?

Para responder a pergunta, o DIÁRIO DO PEIXE explica aqui todos os novos critérios e as possibilidades de classificação do Santos para a Copa do Brasil de 2024.

A MUDANÇA DO REGULAMENTO

No dia 26 de dezembro de 2022, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o regulamento da Copa do Brasil de 2023 e uma mudança para a competição a partir de 2024. Até então, dez vagas na competição eram garantidas pelo Ranking Nacional de Clubes (RNC). Eliminado na primeira fase nas duas últimas edições do Paulistão, o Santos garantiu a classificação para a Copa do Brasil de 2022 e de 2023 via ranking. Atualmente, o clube ocupa a nona colocação no RNC.

A partir de 2024, os participantes da Copa do Brasil serão definidos da seguinte forma:

– 12 vagas para clubes classificados para a Copa Libertadores, campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Campeonato Brasileiro da Série B e clubes complementares do Campeonato Brasileiro de 2023, respeitando a ordem de classificação final.
– 80 vagas para clubes classificados nas competições estaduais. O estado de São Paulo terá direito a seis vagas, sendo cinco para o Paulistão e uma para o campeão da Copa Paulista.

Se o regulamento já estivesse em vigor nessa temporada, os 12 clubes do primeiro critério seriam Flamengo, Palmeiras, Internacional, Fluminens, Corinthians, Athletico Paranaense, Atlético Mineiro MG e Fortaleza (pela Libertadores), Sport (Copa do Nordeste), Paysandu Paysandu (Copa Verde), Cruzeiro (Série B) e São Paulo (vaga remanescente do Brasileiro).

Os seis times do Estado de São Paulo seriam os melhores colocados do Paulistão 2022, tirando os que já estariam garantidos pelo critério número 1 (Palmeiras, Corinthians e São Paulo). Nesse caso, entrariam Red Bull Bragantino (semifinalista), São Bernardo, Santo André, Ituano e Guarani (eliminados nas quartas de final), além de XV de Piracicaba, campeão da Copa Paulista.

No entanto, estão na competição Santos e Ponte Preta (via ranking), Marília (vice-campeão da Copa Paulista – o XV optou por vaga na Série D do Campeonato Brasileiro) e Botafogo (pelo Troféu do interior). Santo André e Guarani ficaram sem vagas.

A POSSIBILIDADE VIA BRASILEIRO

Se o Santos garantir vaga na Copa Libertadores de 2024 no Campeonato Brasileiro estará automaticamente classificado para a Copa do Brasil. Os seis primeiros colocados no Brasileirão garantem vaga na Libertadores, além do campeão da Copa do Brasil. Nesse caso, ainda sobrariam duas vagas para os melhores colocados no nacional. Isso pode mudar se times brasileiros ganharem a Copa Libertadores e/ou a Copa Sul-Americana neste ano.

Os classificados para a Libertadores entram diretamente na terceira fase da Copa do Brasil.

A CLASSIFICAÇÃO VIA PAULISTÃO

O Campeonato Paulista dá cinco vagas na Copa do Brasil. Em tese, elas vão para os quatro semifinalistas e para o time eliminado nas quartas-de-final com a melhor campanha. Atualmente, o Santos ocupa a lanterna do grupo A, com dez pontos ganhos, quatro a menos do que Botafogo e Red Bull Bragantino.

Caso não se classifique para as quartas e não queira depender do próprio desempenho no Brasileiro, o Santos precisaria torcer para uma combinação de resultados para sonhar com a vaga pelo Estadual. O Peixe precisaria torcer para o Red Bull Bragantino e os grandes Palmeiras, Corinthians e São Paulo garantirem classificação para as quartas do Paulista e para a Libertadores via Brasileirão.

Nesse caso, o nono colocado do Paulistão também garantiria a vaga na Copa do Brasil. A nona colocação ficaria com o time eliminado na primeira fase com a melhor campanha. Atualmente, o Santo André, com 14 pontos, é o time fora dos classificados com a maior pontuação, seguido pelo Mirassol, com 12, e por Inter de Limeira, Guarani e Santos, todos com dez.

Existe ainda uma possibilidade de o 10º colocado do Paulistão garantir vaga na Copa do Brasil. Para isso acontecer, Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Red Bull Bragantino precisariam estar nas quartas do Paulista e conquistarem vaga na Libertadores pelo Brasileiro, além de Mirassol, Botafogo, Ituano ou Guarani chegarem nas quartas e conquistarem o título da Série B do Campeonato Brasileiro.

A TENTATIVA DESESPERADA

Sem vaga no Paulistão e se não quiser depender dos outros no Brasileirão, o Santos pode se inscrever na Copa Paulista, torneio que acontece no segundo semestre e reúne principalmente clubes das Séries A-1, A-2 e A-3 que não têm vaga nas competições nacionais, mas também aberto para clubes dessas divisões que disputam o nacional.

O Santos disputou a competição pela última vez em 2021 com a sua equipe de aspirantes e foi eliminado na primeira fase.

Leia também: