Dono de uma das mais belas histórias do futebol mundial, o Santos fez a catalogação do rico acervo de objetos do Museu, formalizando o atual inventário de bens com a finalidade de preservação de domínio. FC abriga os seus troféus e seus grandes feitos no Memorial das Conquistas, localizado na Vila Belmiro. Todos os bens para fins comerciais e outros interesses foram avaliados em R$ 250.000.000,00 (duzentos e cinquenta milhões de reais), formando um conjunto de 441 itens.
“Esse inventário demonstra a nossa proposta de preservar todo o patrimônio do Santos e garantir que todos tenham acesso sempre à trajetória tão rica do nosso time. Eu costumo dizer que o Santos é a história do futebol mundial. Sem dúvida, esse é mais um gol do Santos que fica de legado”, afirma o presidente do Santos, Andres Rueda.
Ele ressaltou ainda que nesse mesmo processo de manter a história do clube, todos os documentos do Conselho Deliberativo, Contabilidade, Jurídico e RH, bem como do Memorial das Conquistas estão sendo digitalizados. “Já estamos quase na metade e assim vamos garantindo que tudo seja resguardado e fique disponível para gerações futuras”, falou.
“A catalogação de um acervo garante a sua existência como um todo. Através dela, temos a identidade garantida de cada peça de um museu. Elas passam a ter uma ficha catalográfica, com a imagem, descrição, informações e observações sobre elas”, disse o curador do Museu, Rogério Lopes Zilli.
Responsável pela catalogação das peças, Rogério também destacou a emoção de contribuir para esse grande projeto: “Como profissional da área de museologia esportiva e como funcionário do Santos Futebol Clube, foi um imenso prazer e orgulho realizar esse trabalho. Creio que contribui para que esse processo de catalogação fosse realizado com sucesso. Trabalhamos com a história e com a memória física, representada por todo esse rico e diverso acervo”, concluiu.
“Motivo de um orgulho enorme ver a conclusão desse trabalho. Temos um dos museus mais lindos do Brasil e mais ricos em acervos. E depois de um período burocrático, é uma grande simbologia ter esse acervo homologado em cartório, deixando de ser apenas de fato e também sendo agora de direito. Os bens passam a ser registrados do Clube. É uma das conquistas que mais me sinto orgulhoso, e a nossa equipe do Museu é exemplo para todas as equipes de museus do Brasil”, disse o head de produto do Clube, Fábio Guerreiro.
Tem que tomar cuidado qnd for remover os itens, pra demolir a vila Belmiro.
Mais um dos muitos gols de placa da gestão Rueda.
Parabéns SFC.
fico preocupado porq agora sabem o valor que tem dentro da vila daqui a pouco começa sumi coisas e pricipalmente aonde vão guarda quando derruba a vila precisa ter uma equipe boa de sugurança pra nao desaparecer nada
Parabéns a toda equipe responsável pelo projeto e execução.
Com certeza, material riquíssimo no museu do Santos que tem de ser preservado para as futuras gerações. Esse acervo tem de ser escoltado e guardado em um cofre gigante quanto for feita a nova arena. Mas nosso presidente com certeza já está pensando nisso e confiamos que estará bem guardado e preservado.
Que orgulho saber que o Santos F.C., nosso clube de coração, possui uma das histórias mais ricas do futebol mundial. Parabéns a todos que de alguma forma ajudaram a construir essa história ao longo dos anos.
Concordo que preservar a história de um clube de tão expresiva é fundamental e parabéns ao nosso presidente pela iniciativa. Mas tão importante qto ao passado é nosso presente e futuro principalmente. Sr presidente abraço o olho, essa arbitragem bandida que tem mostrado nós últimos jogos. Estao me deixando muito preocupado pois nitidamente estão ali cm um único objetivo de nós prejudicar, nunca se esqueçam do que fizeram cm a Portuguesa e o Santos será a próxima vítima. Abra o olho de Presidente
Tem que guardar corretamente na demolição da vila… Diferente do Vasco da gama que colocou tudo dentro de uma combi kkkkk
Muito cuidado, pois nossa história é inigualável, estamos prestes a começar uma nova, com a costrução do novo estádio, então precisamos preservar o nosso passado, sei que nosso futuro será gigante.
Esse é um orgulho que nem todos podem ter não tô falando aqui
Santo sempre Santos orgulho da nação
Se um dia for mesmo,demolir a o arsapao,divido muito,e capaz de vender o museu isso sim,tem muita gente aí tem induli,e capaz de vender a sim mesmo, imagina,os itens do Santos..
Maior time da historia..
O presidente está tendo um gestão boa nada como fazer tudo na transparência
Todo este acervo precisa ser colocado num banco Seguro.
É o club que eu amo, desde que me conheço por gente, pois é um club predestinado a revelar talentos, isto é uma benção de Deus, que continue assim sempre
Parabéns ao SANTOS referência mundial no futebol, pena que a CBF, não tem o mesmo respeito e tradição pelo SANTOS.
Deveria ser muito mais, mas seguidas gestões péssimas, depreciaram patrimônios e ativos do clube, hoje, se tivesse sido bem administrado, o Santos Futebol Clube estaria inserido no patamar de um dos clubes mais ricos do mundo.