Assim que assumiu o Santos, Peres instaurou uma auditoria forense para investigar os contratos dos últimos gestores (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Portal da Transparência, entregue neste ano pela diretoria santista, disponibilizou o relatório da auditoria forense feita pela empresa GF Brasil. Os contratos de prestadores de serviços entre 2013 e 2017 foram analisados pela empresa, que elaborou um documento aconselhando mudanças na estrutura santista e levantando contratos suspeitos que atingem um valor de 2,5 milhões de reais.

A GF Brasil identificou 21 contratos de prestadores de serviços que não prestavam comprovadamente nenhum serviço ao clube. O valor total revelado é de pelo menos 666 mil reais, já que dos 21, a auditoria não conseguiu ter acesso a nove deles.

“Uma das observações que encontramos na gestão dos contratos é a ausência da efetiva prestação dos serviços, o que pode acarretar o pagamento indevido por serviços não prestados e possíveis contingências tributárias e/ou trabalhistas”, diz um trecho do documento.

Além disso, a GF Brasil detectou vários contratos firmados com assessorias e consultorias, em especial no Departamento Jurídico, sem o devido acompanhamento. Os valores dos contratos com sete empresas ultrapassam os 1,9 milhões de reais, sem contar a Bonassa Bucker, a qual a auditoria não teve acesso aos valores.

“Durante um planejamento de uma contratação, é imprescindível que o responsável pelo futuro contrato estime o volume de serviços a ser contratado a partir da demanda prevista para o serviço em questão. O volume de serviço a ser orçado determina a capacidade financeira que o SFC deve ter. O volume a ser contratado deve ser resultante da real necessidade do serviço”, explica o relatório.

O relatório ainda levanta a contratação de quatro empresas prestadoras de serviços com ligações com algum membro do clube, a inexistências de contratos com vários prestadores de serviços que seguiram remunerados, além de contratos sem as devidas assinaturas.

Em nota oficial, o Santos diz que “é muito maior do que esses malfeitores, de modo que serão adotadas, de agora em diante, todas as medidas contra quem quer que seja, para que o Clube seja reparado de todos os prejuízos que experimentou nos últimos anos.”