Soteldo tenta a jogada na vitória do Santos contra o Bahia (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

Em uma partida heroica, o Santos venceu o Bahia por 2 a 1, de virada, na noite desta segunda-feira, na Arena Fonte Nova, e acabou com o jejum de vitórias no Campeonato Brasileiro. Os gols santistas foram marcados por Marcos Leonardo e Julio Furch, aos 48 minutos do segundo tempo.

Com o resultado, o Santos segue na 17ª colocação, com 24 pontos ganhos. Na próxima rodada, dia 1, o Peixe recebe o Vasco, na Vila Belmiro. Por enquanto, a partida será disputada com portões fechados pela punição ao Santos pelos objetos arremessados ao gramado na partida contra o Grêmio.

O jogo

O Santos começou o jogo aproveitando os contra-ataques. Aos dois minutos, Jean Lucas avançou pela intermediária, driblou o zagueiro e chutou em cima do goleiro Marcos Felipe. Na sobra, Soteldo chutou, a bola desviou na zaga e foi para escanteio. Na cobrança, Marcos Leonardo desviou e Marcos Felipe fez grande defesa. No rebote, Lucas Lima tentou e novamente a bola desviou na zaga e foi para escanteio.

O Bahia chegou pela primeira vez aos 18 minutos. Thaciano cruzou da direita, a bola passou por todo mundo e Camilo Cândido pegou de primeira no segundo pau, mas João Paulo fez boa defesa. Aos 34, Camilo Cândido arriscou de fora da área e João Paulo fez grande defesa mandando a bola para escanteio.

O Santos tomou um susto aos 39 minutos. Kevyson saiu jogando errado e bola sobrou livre para Everaldo, que invadiu a área e demorou para fazer a finalização, dando tempo para João Basso travar o chute e mandar a bola para escanteio.

Aos 44 minutos, Lucas Lima puxou contra-ataque e tocou para Soteldo, que cortou o zagueiro e tocou de volta para o meia. No entanto, Lucas Lima bateu fraco e a bola ficou parada entre os pés de Acevedo, que afastou o perigo.

O Bahia voltou para o segundo tempo com outra postura e passou a controlar as ações. Aos 14 minutos, a equipe da casa abriu o placar. Ademir começou a jogada pela direita e cruzou, mas Thaciano foi travado na hora do chute. Na sequência da jogada, Rafael Ratão deu bom passe para Camilo Cândido, que acertou uma bomba no ângulo direito do goleiro João Paulo.

O Santos empatou em uma jogada ensaiada. Em cobrança de falta, Soteldo cruzou para a esquerda, Joaquim desviou de cabeça para o meio da área e Marcos Leonardo cabeceou para o gol.

O gol da virada saiu nos acréscimos. Aos 48 minutos, Jean Lucas cobrou escanteio da direita, Joaquim desviou de cabeça no segundo pau, Julio Furch dominou no peito e soltou a bomba para vencer o goleiro Marcos Felipe.

FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 X 2 SANTOS

Data e hora: 18 de setembro de 2023, às 20h (horário de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
Quarto árbitro: Josue Reis de Jesus Junior (BA)
Árbitro de vídeo: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)

Gols: Camilo Cândido, aos 14’/2ºT (1-0), Marcos Leonardo, aos 28’/2ºT (1-1), Julio Furch, aos 48’/2ºT (1-2)
Cartões amarelos: Joaquim (SAN), Lucas Mugni (BAH)

BAHIA: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Camilo Cândido; Acevedo, Yago Felipe (Lucas Mguni, aos 37’/2ºT) e Thaciano; Ademir (Luciano Juba, aos 20’/2ºT), Rafael Ratão(Biel, aos 27’/2ºT) e Everaldo (Mingotti, aos 27’/2ºT). Técnico: Rogério Ceni

SANTOS: João Paulo; João Basso, Joaquim e Dodô; Lucas Braga, Tomás Rincón, Jean Lucas, Lucas Lima (Nonato, aos 31’/2ºT) e Kevyson (Júnior Caiçara, aos 34’/2ºT); Soteldo (Dodi, aos 45’/2ºT) e Marcos Leonardo (Julio Furch, aos 45’/2ºT). Técnico: Marcelo Fernandes