Marcos Leonardo tenta a jogada no clássico contra o São Paulo (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

O Santos jogou mal, teve dois pênaltis não marcados e perdeu para o São Paulo por 3 a 0 na noite deste domingo, na Vila Belmiro, pela oitava rodada do Paulistão 2022. Os gols foram marcados por Eder, Eduardo Bauermann (contra) e Rodrigo Nestor.

Mesmo com a derrota, o Santos segue na vice-liderança do grupo D, com nove pontos ganhos. Na próxima rodada, domingo, o Peixe recebe o Novorizontino, também na Vila. Antes, na quarta-feira, enfrenta o Salgueiro, em Pernambuco, pela primeira fase da Copa do Brasil.

O jogo

O clássico começou nervoso, com muitas faltas e dificuldade para a árbitra Edina Alves Batista. O São Paulo aproveitou uma falha individual do Santos para abrir o placar. Aos 21 minutos, Nikão cruzou da direita, Madson não subiu, Eder cabeceou para o gol e venceu o goleiro João Paulo.

Depois do gol, o Santos cresceu e passou a comandar as ações, especialmente com Ângelo pelo lado direito. A melhor chance, no entanto, saiu pela esquerda. Ricardo Goulart deu bom passe para Lucas Braga na área e o atacante chutou, mas a bola desviou na zaga e foi para escanteio.

Ainda no primeiro tempo, o Peixe reclamou muito de dois pênaltis não marcados. O primeiro em um carrinho de Reinaldo em Ângelo e o segundo em um empurrão em cima de Eduardo Bauermann em cobrança de escanteio.

O São Paulo voltou mais consciente e organizado para o segundo tempo. Logo aos três minutos, Nikão recebeu na área e chutou, mas João Paulo mandou para escanteio. Aos 17, Pablo Maia recebeu na entrada da área e chutou, mas o goleiro João Paulo.

O segundo gol saiu aos 21 minutos. Após longa e tranquila troca de passes, Eduardo Bauermann dividiu com Gabriel Sara e mandou contra o próprio gol. Aos 25, Rodrigo Nestor recebeu sozinho na entrada da área e chutou forte, no canto esquerdo de João Paulo, para fazer o terceiro.

O Santos teve apenas uma chance de diminuir, em chute de Marcos Guilherme, que foi defendido por Jandrei. O São Paulo administrou o resultado para quebrar um jejum de cinco anos sem vitória na Vila Belmiro.


SANTOS 0 X 3 SÃO PAULO
Local: 
Vila Belmiro, Santos (SP)
Data/Horário: 20/02/2022, às 18h30
Árbitro: Edina Alves Batista
Assistentes: Neuza Ines Back e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral

Gols: Eder, 21’/1ºT (0-1), Eduardo Bauermann (contra), 21’/2ºT (0-2), Rodrigo Nestor, 25’/2ºT (0-3)
Cartões amarelos: Diego Costa e Eder (SAO), Lucas Pires, Vinícius Zanocelo (SAN)

SANTOS
João Paulo, Madson (Marcos Guilherme, aos 39’/1ºT), Kaiky, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Camacho (Gabriel Pirani, aos 18’/2ºT), Sandry (Vinícius Zanocelo, aos 29’/2ºT) e Ricardo Goulart (Lucas Barbosa, aos 29’/2ºT); Ângelo, Marcos Leonardo e Lucas Braga (Rwan, aos 29’/2ºT). Técnico: Marcelo Fernandes.

SÃO PAULO
Jandrei, Igor Vinícius (Rafinha, aos 42’/1ºT), Miranda, Diego Costa e Reinaldo (Léo, no intervalo); Pablo Maia, Gabriel Sara e Alisson; Nikão (Marquinhos, aos 30’/2ºT), Eder (Calleri, aos 14’/2ºT)e Igor Gomes (Rodrigo Nestor, no intervalo). Técnico: Rogério Ceni.