O Santos lamentou, repudiou e já está tomando as providências pelo caso de violência no clássico contra o Corinthians, na Vila Belmiro, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil na noite desta quarta-feira (13). O Peixe venceu a partida por 1 a 0, mas foi eliminado pelo placar agregado de 4 a 1 para o rival.
Após o término do jogo, alguns rojões foram atirados em campo. O goleiro Cássio, do Corinthians, chegou aplaudir ironicamente a atitude dos torcedores. Após isso, um torcedor atravessou a segurança da Vila e tentou acertar um chute no arqueiro. Outros torcedores chegaram a invadir o campo, que virou um grande tumulto.
Antes do término do jogo, a partida tinha sido interrompida pelo árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima por uso de sinalizadores. No final, os jogadores do Corinthians correram para o vestiário, enquanto os santistas aguardaram uns minutos para, em seguida, deixarem o campo.
Na súmula divulgada pela equipe de arbitragem, foi relatado as invasões e bombas jogadas no campo. Jean Pierre Gonçalves Lima, árbitro do jogo, também informou que sete torcedores foram conduzidos à delegacia.
Na manhã desta quinta-feira (14), a Secretaria da Segurança do Estado de São Paulo comunicou que os autores foram conduzidos ao plantão judiciário da 6ª Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (DRADE), onde foi registrado um Termo Circunstanciado como promover tumulto. O caso e os autores foram encaminhados ao Juizado Especial Criminal (JECRIM).
Confira a nota oficial do Santos
O Santos FC lamenta os fatos ocorridos ao final da partida contra o Corinthians, na noite de quarta-feira (13), na Vila Belmiro. O Clube não pode compactuar com atitudes agressivas, contra tudo o que o esporte prega, e lamenta ter sido palco para que vândalos travestidos de torcedores agissem como marginais.
Leonardo Valeriano de Souza, Lucas da Silva Ramos, Cristopher Barbosa Barcelos, Matheus da Silva Pereira e Gabriel Andrade dos Santos foram detidos e identificados pela Polícia Militar, já tendo sido elaborados os respectivos Boletins de Ocorrência com a aplicação de pena restritiva de direitos aos mesmos, consistente em multa pecuniária em favor do Estado, denúncia junto ao Ministério Público.
Destes cinco, o Santos FC já identificou que Gabriel Andrade dos Santos pertence ao quadro de sócios do Clube e iniciará o processo de expulsão. Eventuais danos financeiros que o Clube venha a sofrer, em razão dessa ocorrência, serão cobrados judicialmente dos infratores.
O Santos FC se desculpa com toda a sua torcida, com os atletas do time adversário, com a CBF e com o público em geral que assistiu a esses atos inaceitáveis.
Parabéns a Diretoria do Santos por divulgar os nomes dos infratores e que eles recebam a punição que acordo com a Lei.
Cobrança sim, Violência Não.
Precisamos ter consciência que ódio e violência não trazem nada de bom a ninguém.
Amamos um time de futebol mas isso não tem nada a ver com jogar bombas ou agredir as pessoas.
Eu estava com o meu filho do Estádio e o eu quero de bom para ele todos nós queremos para todas as nossas famílias.
TEM QUE BANIR DOS ESTADIOS, APLICAR PENA SEVERA, CADEIA NESTES TRASTES, E O PREJUIZO FINANCEIRO TERA QUE SER RESSARCIDO O CLUBE!
Enquanto os clubes forem parceiros de torcidas organizadas, que hj em dia não passam de guangues de traficantes e vagabundos, isso vai continuar acontecendo em todos os clubes do Brasil. O clube precisa valorizar e ser parceiros dos seus sócios e nao destas quadrilhas de bandidos
Isso tipo de atitude só suja o nome do Santos, portanto estes vândalos não deveriam entrar mais em um estádio…
Ou seja…De 7 apenas 1 sócio. E quantos são membros da torcida organizada??
Isso só mostra o quanto essas associações de torcedores trazem prejuízo ao clube. O cara se afilia a uma dessas torcidas, não gera receita pro clube, ganha ingresso e ainda prejudica o time.
Relação entre clube e torcida organizada tem que acabar já. Que se associem ao clube para ajudar de verdade. Bando de vagabundos!!
Apesar de entender que hoje, o o torcedor santista está humilhado diante dos péssimos resultados dentro de campo, NADA justifica que NINGUÉM invada o sagrado gramado da Vila Belmiro para protestar, o que dizer agredir um jogador ou qualquer outro profissional envolvido em uma partida de futebol. Que a justiça seja feita com a responsabilização dos envolvidos.
Tem gente por trás desse pessoal, é a segunda vez que isso ocorre, a primeira foi na sul-americana. Gostaria que a polícia pudesse apurar se não há mandantes. Tem muita gente de Santos que perdeu de alguma forma dinheiro com a entrada do Rueda, e querem como loucos voltar ao falido Santos. Não acho ser atos individuais. Vamos ter uma pista pelos advogados que serão contratados
Importante as medidas adotadas pelo Santos, como divulgar quem são os delinquentes, e especialmente a cobrança de eventuais prejuízos, importante machucar onde dói, no bolso, ao menos pra maioria.
No entanto, acho que faltam medidas por parte do poder publico pra acabar com essa baderna.
Leis mais rígidas, uma fiscalização mais aprofundada dessas agremiações conhecidas como torcidas organizadas, tem muita coisa podre ali por baixo dos panos, e claro, pra esses vagabundos, além da pena restritiva de direitos, como nunca mais ser permitida a entrada em um estádio de futebol, era bom também ficar alguns dias em cana, mal não faria, além de um couro bem dado.
O problema, com esse time ruim que temos, é perder mando de jogo.
Eu acho que o Santos joga em qualquer lugar, com time bom, com esse time ridículo, na vila está ruim, longe dela é pior.
Esse prejuízo quanto aos mandos de jogos, não tem como os bandidos travestidos de torcedores repararem.
Santistas, preparem-se, pois teremos um segundo semestre bem difícil.
Parabéns à diretoria do Santos, que pela primeira vez teve a coragem de divulgar o nome dos bandidos. Corretíssimo também o anúncio de que irá à Justiça cobrar os danos financeiros que virão da inevitável punição. Lógico que o montante será imenso e não será pago pelos bandidos, mas atrapalhar a vida desses sujeitos é obrigação. Faltou apenas a inclusão sobre a proibição de todos esses bandidos entrarem novamente em qualquer dependência do clube. O SFC está atingido em todo mundo com a circulação das imagens selvagens de ontem. Ligar de bandido não é na torcida.
…em casa que falta pão 🍞…
Esses bandidos travestidos de torcedores vêm atuando de forma selvagem há algum tempo: foguetório na casa do Holan; emboscada no Tardelli; arremesso de baqueta; emboscada na torcida do Coritiba; cusparada; invasão na Sul Americana; arremesso de tênis e, agora, tentativa de agressão contra o Cassio. Infelizmente, se o Santos não perder o mando de alguns jogos, vai mesmo acontecer uma tragédia porque a violência tem sido banalizada nos jogos da Vila e, nos momentos de caos, os covardes se juntam e aproveitam para praticar atos de vandalismo sob o manto do anonimato que a multidão proporciona.
Com esse elenco que o Santos FC tem atualmente, que mal consegue se impor dentro da Vila (hoje, qualquer timeco meia boca consegue jogar de igual para igual com o Santos FC dentro da Vila), a perda do mando de jogos pode ser decisiva na briga contra o rebaixamento, pois o time é frágil emocionalmente e não consegue vitórias fora de casa.
Ainda que se fale em reparação econômica, alguns prejuízos são imensuráveis, como o rótulo de estádio inseguro para o estádio da Vila Belmiro e a mácula na marca Santos FC. Cada vez que ocorrem atos de violência com “torcedores” trajando a camisa do Santos, aumenta a dificuldade para encontrar patrocinadores.
Tomara que haja punição de verdade para esses delinquentes.
Parabéns diretoria.
Estou convencido de que – subrepticiamente – há interesses eleitorais envolvidos.
No próximo ano teremos eleições………. A quem interessa o Santos prejudicado? sem dinheiro de arrecadação (ainda que mínimo) e numa série B……
E cadê as medidas do Santos para verificar como foi possível esses sujeitos invadirem o campo e corrigir a causa disso? Tem que ter barreira física e fiscais / seguranças / policiais para que não seja possível as invasões.
Sou santista de coração, porém o que vem à minha mente quando vimos o que aconteceu ontem é a pergunta do porque o melhor time da terra age como todos os outros e se rende, ainda por cima sustentando e bancando as torcidas organizadas ditas “do Santos Futebol Clube”. Eles não representam nada, a não ser a própria marginalidade crescente nos estádios. Infelizmente desta vez foi conosco, mas a verdade nua e crua que a sociedade não enxerga é que qualquer, disse qualquer, torcida organizada, inclusive a do nosso Santos, são o que vimos ontem, um bando de vagabundos que o clube sustenta e que tem medo de encarar de frente, ora, ninguém faz nada. Queremos acabar com a violência no futebol ? Só desfazer as organizadas e o problema estará resolvido. Ou alguém acredita de que um torcedor de verdade entraria no campo pra bater em jogador ? Isso é um monte de boçais querendo aparecer, agindo no estádio como agem na vida, um bando de animais.
Será que esses bandidos não são apadrinhados pela própria diretoria (o que ocorre em todos os clubes com torcida organizada)? Sabemos que organizada entra em CT pra reunião com jogador quando time tá ruim, ganham ingressos da diretoria, não usam se quer uniforme oficial do clube, tem os próprios. Deixa investigar se esses caras compraram ingressos ou ganharam das organizadas bancadas pela direção