A má fase das categorias de base do Santos parece que não vai terminar tão cedo. O Peixe perdeu de virada para o São Caetano por 2 a 1 na noite desta segunda-feira (07/01), em Mogi das Cruzes, e precisa vencer na última rodada da primeira fase da Copa São Paulo de Juniores. O gol santista foi marcado por Well, enquanto Rafael Menezes e Emerson anotaram para o time do ABC.
Com o resultado, o Santos caiu para terceiro lugar no grupo 25, com 3 pontos, um a menos do que o São Caetano e o União Mogi. O Sergipe é o lanterna, sem pontuar. Na terceira e última rodada, na próxima quinta-feira (10/01), os santistas enfrentam o União Mogi e precisam vencer para se classificar. O São Caetano enfrenta o Sergipe no mesmo dia.
Mesmo sem mostrar um futebol encantador, o Santos foi melhor e pressionou o time do ABC desde o início do jogo, mas as chances de gol demoraram a aparecer. O São Caetano esperava mais atrás e apostava em contra-ataques.
Aos 13min da primeira etapa, o lateral Doquinha entrou em velocidade pela direita e chutou forte, Taílson desviou e a bola passou muito perto da trave do goleiro Daniel. Logo depois, aos 18min, foi a vez do lateral esquerdo Rhuan aproveitar uma sobra e chutar de fora da área, com a bola raspando a trave do adversário.
Aos 28min, após uma contra-ataque bem feito, o meia Giovanni, substituto de Lucas Lourenço, perdeu grande oportunidade de fazer o primeiro do Peixe. Ele chutou cruzado e o goleiro conseguiu defender. Aos 35min, Taílson chutou de fora da área e Daniel desviou para escanteio.
As chances surgiram e o gol não demorou a sair. Aos 37min, o volante Douglas cometeu erro bisonho, perdeu a bola para o centroavante Well, que chutou colocado no canto direito do goleiro do ABC para abrir o placar para o Santos. Foi o segundo gol do atacante santista na Copa São Paulo de 2019.
O time do ABC foi ao ataque e quase igualou tudo dois minutos depois, após boa jogada do meia Markson, que lançou para Marcos Vinícius chutar forte próximo ao ângulo do gol de Thiago Igor. E o São Caetano quase empatou aos 46min, quando o atacante Hernandes subiu sozinho na frente do goleiro e cabeceou por cima do travessão santista.
O São Caetano voltou com força e foi melhor na segunda etapa. O time do ABC partiu para buscar o empate e conseguiu duas chances claras de gol nos primeiros 5min, inclusive com uma bola na trave. Aos poucos, os santistas conseguirem equilibrar o jogo e voltaram a atacar, criando algumas boas chances.
No entanto, aos 19min, o atacante Rafael Menezes conseguiu o empate no primeiro lance de que participou, após vencer o duelo com os zagueiros santistas. Após a igualdade, o time do ABC continuou pressionando em busca da virada, que conseguiu aos 39min, com Emerson.
O Santos foi para cima, criou boas oportunidades, mas o goleiro Daniel fez duas grandes defesas e impediu a igualdade.
FICHA TÉCNICA
Santos 1 x 2 São Caetano
Copa São Paulo de Futebol Júnior – 2ª rodada
Estádio: Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira (Nogueirão), em Mogi das Cruzes
Juiz: Rafael Gomes Félix da Silva (SP)
Gols: Well, aos 37min do primeiro tempo; Rafael Menezes, aos 19min, e Emerson, aos 39min do segundo tempo.
Cartão amarelo: Hernandes, Doquinha, Emerson.
Santos: Thiago Igor; Doquinha, Felipe Torres, Matheus Guedes e Rhuan; Wagner Palha, Weslley Pereira (Nicolas Bernardo, aos 32min do segundo tempo) e Giovanni (Moraes, aos 25min do segundo tempo); Alexandre Tam, Well (Sandry, aos 32min do segundo tempo) e Tailson. Técnico: Emerson Ballio
São Caetano: Daniel: Lucas, Fabão, Jean e Keffel; Índio, Douglas (Cerezo, aos 35min do segundo tempo), Markson (Gabriel Silva, aos 24min do segundo tempo); Marcos Vinícius (Emerson, aos 35min do segundo tempo), Hernandes e Gian (Rafael Menezes, aos 19min do segundo tempo). Técnico: Márcio Griggio
Decepção este jogo de hoje da copinha, temos jogadores de até boa qualidade, outros são fracos tecnicamente (Felipe Torres, …), mas o nosso treinador também foi medíocre, viu um time fraco como o São Caetano crescer no jogo e não fez nada, parecia que estava mais nervoso que a molecada. Minha crítica maior vai para o treinador Emerson Ballio, o time começou o jogo mal, bem diferente do primeiro jogo, qual quer um que entende minimante percebeu; terminou abaixo da crítica, e ele mexeu por que viu o treinador do São Caetano fazer alterações no seu time, foi no impulso e fez também. Faltou visão de jogo, domínio do elenco de jogadores, coragem de arriscar e vontade de vencer, Emerson Ballio se mostrou fraco diante da tosca reação do São Caetano e ficou perdido. Tem que voltar para o sub 15 urgente, deve servir para treinar jogadores iniciantes, na Copinha precisa de treinador cascudo que saiba ensinar para o jogador, que nesse último degrau da categoria de base, tem que aprender a ser vencedor, tem que ter sangue nos olhos, querer algo mais para ser um profissional de sucesso.