Marcelo Teixeira está a frente das negociações para pré-temporada nos Estados Unidos (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O Santos deverá manter a decisão de fazer a pré-temporada na Florida, nos Estados Unidos, apesar do calendário mais apertado em 2025 devido à nova Copa do Mundo de Clubes da FIFA, que será disputada no meio do ano.

Embora o Peixe não participe do torneio, a competição impactará o calendário nacional, que será interrompido durante sua realização. Para se adaptar, a diretoria santista planeja iniciar o Campeonato Paulista com um time alternativo.

O Campeonato Paulista de 2025 foi adiantado para 15 de janeiro, com previsão de término em 26 de março. A equipe santista estava em fase final de negociação para a pré-temporada nos Estados Unidos quando foi informada sobre as mudanças, mas decidiu seguir com a programação.

Em uma tentativa de ajustar o calendário, Santos e São Paulo se uniram no conselho técnico do Paulistão para solicitar que o campeonato começasse alguns dias depois. A data inicial seria dia 12 de janeiro, mas os rivais junto com os outros clubes conseguiram adiar por mais três dias.

O Peixe embarca para os Estados Unidos no dia 4 de janeiro e retorna no dia 16. Durante esse período, o time disputará a Orlando Cup, com a presença de Fortaleza e Atlético Nacional, da Colômbia, enquanto o São Paulo participa da Florida Cup em outro torneio.

Como os clássicos no Paulistão estão previstos para começar na terceira ou quarta rodada, a diretoria do Santos considera usar um time alternativo nas duas primeiras rodadas, com isso, a equipe principal poderá tranquilamente se preparar na pré-temporada no exterior.

Além dos jogos da Orlando Cup, o Santos terá acesso à estrutura completa de treinamento e academia durante o torneio. A organização cobre os custos de viagem, hospedagem e também remunerará o clube pela participação. A ideia da diretoria é utilizar a estrutura disponível para a preparação física e integração dos atletas, com o foco nas competições de 2025.