O Santos vai defender um tabu de dez anos na estreia no Paulistão, dia 17 de janeiro, contra o Linense, no estádio Gilberto Siqueira Lopes, em Lins. O Peixe não é derrotado no primeiro jogo da competição desde 2008, quando foi derrotado pela Portuguesa por 2 a 0, no Morumbi, em São Paulo.
Desde então, foram sete vitórias e dois empates na estreia no Campeonato Paulista, com 25 gols marcados e apenas seis sofridos. No ano passado, a equipe venceu o Linense, mesmo adversário do próximo dia 17, por 6 a 2, com destaque para o atacante Rodrigão, autor de dois gols.
Em 2018, porém, os times do interior terão, em teoria, uma vantagem no início da competição. Com a mudança de calendário devido ao período sem jogos durante a Copa do Mundo, o Paulistão vai começar duas semanas antes do normal. O Peixe, por exemplo, terá uma pré-temporada de apenas 14 dias enquanto o Linense treina desde o início de dezembro.
“Algumas equipes começaram a preparação primeiro e terão uma vantagem física, mas no ano passado nós tivemos a Pré-Libertadores no Botafogo e o período de treinos foi curto também. Vamos buscar acelerar o processo”, afirmou o técnico Jair Ventura em sua apresentação oficial.
O fato de o Santos não perder em estréias já há um tempo não quer dizer nada. É só um fato nulo pois o que realmente importa é o resultado final, o título. Não adianta nada golear por 20 a 0 no primeiro jogo e acabar sem a taça de campeão. Todos os anos desde 1902 se disputa o Campeonato Paulista e um ano ou outro iniciar com uma derrota não é nada catastrófico.
Nossa, vi o Rodrigão na foto acima e cheguei a conclusão de que é melhor contratar o Chulapa pro lugar, pois está em uma condição física melhor….