A derrota para o Grêmio no último sábado não só encerrou um jejum de mais de um ano sem derrota do Santos na Vila Belmiro, como também quebrou uma marca negativa que já durava 11 anos.
A última derrota do Peixe por três ou mais gols de diferença na Vila Belmiro havia sido um 4 a 0 diante do Goiás pelo Campeonato Brasileiro de 2008. A informação foi publicada inicialmente pelo jornalista Ademir Quintino.
O Santos estava invicto no estádio nesta temporada. A última derrota do Peixe na Vila Belmiro havia sido diante do Cruzeiro, pela Copa do Brasil do ano passado, no dia 1º de agosto.
Após a derrota, os torcedores fizeram protestos contra o time ainda no estádio. O Peixe tem apenas cinco pontos conquistados dos últimos 21 disputados. A campanha do clube nas últimas sete rodadas é de Z4.
Segundo o Sampaoli, “temos que manter a crença, independentemente do resultado”. Infelizmente, o futebol vive de resultados. Não adianta dar um espetáculo contra timecos e entrar em parafuso contra os times que verdadeiramente disputam o título. Se o.tecnico só está preocupado em jogar no ataque, independentemente do resultado, vai seguir o exemplo do Fernando Diniz, que tem um estilo de jogo ofensivo, mas não consegue ser competitivo. O Samapoili tem bons conceitos mas precisa tornar a sua equipe mais competitiva. Não adianta jogar com toda a intensidade em apenas 15 minutos e depois não ter pernas para ir até o final do jogo. E suicidio esvaziar a defesa e colocar o time todo no campo de ataque deixando o adversário livre para os contra ataques. Todas as vezes que jogar com apenas um zagueiro vai correr o risco de novas goleadas. Todas as vezes que fizer substituições ousadas, precisa treinar antes, para dar conjunto. Não adianta tentar coisas mirabolantes sem que os jogadores saibam o deve ser feito. Essas improvisações no transcorrer da partida parece que nunca foram treinadas previamente, tal a bagunca que o time vira. Jogamos como nunca e perdemos como sempre não cabe no Santos FC.