Uma das principais características do Santos em 2024 é a defesa sólida montada por Fábio Carille. Um dos melhores sistemas defensivos no último Campeonato Paulista, o Peixe não sofreu gols em praticamente metade dos jogos nesta temporada.
Até o momento, foram disputados 17 jogos, sendo 16 no estadual e um na Série B, nos quais a equipe alvinegra não foi vazada em oito ocasiões. Nas partidas em que manteve sua meta intacta, o Santos obteve sete vitórias e um empate, marcando nove gols.
Em cinco dessas oito partidas, o Santos venceu por 1 a 0 (contra Botafogo-SP, Água Santa, Corinthians, São Paulo e Palmeiras). As outras duas vitórias foram por 2 a 0, sobre Guarani e Paysandu. O único empate ocorreu contra a Portuguesa, em um confronto válido pelo mata-mata do Paulistão, no qual o Peixe se classificou nos pênaltis.
Uma coincidência é que em todas essas partidas nas quais o Peixe não foi vazado a defesa foi composta pelos mesmos jogadores: João Paulo no gol e Gil e Joaquim formando a dupla de zaga.
Mesmo quando sofre gols, o Santos conquistou vitórias e sofreu poucos tentos. Nos outros nove jogos em que teve sua defesa violada, o Santos obteve quatro vitórias, quatro derrotas e um empate.
O Peixe não chegou a sofrer mais de dois gols em uma única partida, porém, em cinco jogos foi vazado duas vezes. Isso ocorreu na vitória por 3 a 2 sobre a Inter de Limeira, no empate em 2 a 2 com o Mirassol e em três derrotas: duas para o Palmeiras, por 2 a 1 e 2 a 0, e uma para o Novorizontino por 2 a 1.
Confira todos os jogos do Santos até aqui em 2024:
Santos 1 x 0 Botafogo-SP (F)
Santos 3 x 1 Ponte Preta (C)
Santos 1 x 2 Palmeiras (F)
Santos 1 x 0 Água Santa (F)
Santos 2 x 0 Guarani (C)
Santos 1 x 0 Corinthians (C)
Santos 2 x 2 Mirassol (F)
Santos 1 x 0 São Paulo (F)
Santos 1 x 2 Novorizontino (C)
Santos 2 x 1 São Bernardo (C)
Santos 0 x 1 Red Bull Bragantino (F)
Santos 3 x 2 Inter de Limeira (C)
Santos 0 x 0 Portuguesa (C)
Santos 3 x 1 Red Bull Bragantino (C)
Santos 1 x 0 Palmeiras (C)
Santos 0 x 2 Palmeiras (F)
Santos 2 x 0 Paysandu (C)
Leia também:
A dupla de zaga é boa arrisco a dizer que Gil é até melhor que Joaquim que as vezes dá umas ‘desligadas” no jogo e acaba falhando
A defesa com Carille está bem organizada, porém, o desempenho do time na estreia no sábado foi muito PREOCUPANTE. O maior objetivo do Santos é voltar a série A e no campeonato da série B que é uma guerra com 38 batalhas, só vence quem entra em cada batalha como sendo um jogo de VIDA OU MORTE. Cada jogo é uma decisão, todos jogos valem 3 pontos iguais e tem que lutar o máximo em cada jogo.
O time que foi bem no paulista entrou apático, parecia desinteressado, perdendo bolas e divididas infantilmente. CARILLE, GALLO E MT tem que ter uma boa conversa com o elenco e dar um bom ACORDA MOÇADA pois o que vimos é totalmente INADIMISSIVEL – no campeonato de nossas vidas, lutando pelo maior objetivo, ver um time jogando sem entrega…MUITO PREOCUPANTE
Gil e Joaquim formam uma das melhores duplas de zaga do futebol brasileiro.