Thiago Gasparino já trabalhou no Real Valladolid, da Espanha (Foto: Arquivo Pessoal)

Enquanto aguarda a oficialização de Paulo Bracks como CEO, a diretoria do Santos já se movimenta para fortalecer seus bastidores com a contratação de um novo Analista de Marcado. A bola da vez é Thiago Gasparino, que se desligou do Corinthians na última semana.

Recentemente, em uma entrevista coletiva, o executivo Alexandre Gallo admitiu que o clube não tem um analista de mercado e que as contratações e negociações do Santos em 2024 foram feitas por indicação. Isso gerou insatisfação entre muitas pessoas, levando o clube a buscar um nome para essa função.

Thiago Gasparino, de 38 anos, estava recentemente no Corinthians, onde permaneceu por seis meses após sua transferência do Real Valladolid, clube de Ronaldo Fenômeno. Gasparino foi indicado ao presidente do Corinthians, Augusto Melo, por um diretor do Barcelona durante uma visita à Espanha na campanha eleitoral do clube.

No entanto, sua passagem pelo Corinthians foi marcada por insatisfação. Com a saída de Rubão e chegada do executivo de futebol Fabinho Soldado no final janeiro, Gasparino foi progressivamente excluído dos treinos, viagens e não pôde montar sua equipe de trabalho.

Mesmo assim, ele contribuiu com análises de mercado e individuais quando solicitado. Ele foi considerado fundamental na contratação de Rodrigo Garro, atual camisa 10 do Corinthians, além de ajudar na chegada outros jogadores como Félix Torres, Gustavo Henrique, Palácios, Matheuzinho, Raniele, Coronado, Pedro Raul e Pedro Henrique.

Gasparino também possui experiência em outras funções no futebol. Antes, ele foi executivo do Remo, onde também atuou como técnico durante a eliminação para o Corinthians na Copa do Brasil 2023 e em parte da Série C do Campeonato Brasileiro. Além ter sido CEO na Inter de Limeira e executivo do Novorizontino m 2021.

Natural de Arapongas, Paraná, Gasparino já trabalhou nos rivais Coritiba e Athletico Paranaense, desempenhando funções de coordenação de captação e prospecção de atletas no Coxa, e integrando o Núcleo de Mercado do Futebol e Parcerias no Furacão.

Durante sua passagem pelo Athletico, ele participou da conquista do tricampeonato paranaense (2018, 2019, 2020), da Copa Sul-Americana de 2018 e da Copa do Brasil de 2019. No Coritiba, contribuiu para a montagem do elenco que conseguiu o acesso na Série B do Brasileiro em 2021.

Leia também: