Santos busca a compra em definitivo do CT Rei Pelé (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

O Santos oficializou junto ao Governo Federal uma proposta para comprar o CT Rei Pelé. A oferta é a mesma realizada há cerca de um ano, mas com a diferença da nova Lei 14.474/22 sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em dezembro de 2022. A informação foi divulgada através do Portal da Transparência do Peixe.

A Lei não cita diretamente o Santos, mas diz que “modifica a forma de reajuste das receitas patrimoniais da União decorrentes da atualização da planta de valores e desburocratiza procedimentos de alienação e registro de imóveis da União”.

O DIÁRIO DO PEIXE apurou que, caso aceita pelo Governo Federal, o Alvinegro começa a pagar de imediato e levará cerca de 240 meses (20 anos) para concluir. O Santos ainda terá amortização de 10% do valor de cada venda de jogadores para abater o valor final. O Peixe aguarda o retorno de Brasília para assinar os documentos e oficializar a compra.

O terreno em que o CT Rei Pelé foi construído está concedido ao Santos desde novembro de 1996, em uma certidão de nº 21/96 da SPU (Secretaria do Patrimônio da União), proprietária do local. Em 2020, o Peixe criou o Instituto Santos de Responsabilidade Social que teve como objetivo impedir o leilão do espaço.

Uma das promessas de campanha do presidente Andres Rueda é a construção de um Centro de Treinamento para as categorias de base e futebol feminino do clube. Com a compra do CT Rei Pelé e a possibilidade de um novo CT para o profissional, o cartola santista chegou a dizer que resolveria “dois problemas”.

“Isso foi ótimo, passou na câmara e no senado. Tivemos ajuda sim. Aquele joguinho com o presidente foi ótimo. Só falta o presidente sancionar antes que ele passe o poder. Isso é ótimo, patrimônio nosso. Estou correndo. Em vez de procurar um terreno de 150 mil, vou procurar um de 20, 30 mil em Santos. Aí eu faço um CT para o profissional e uso o CT Rei Pelé para base”, disse Rueda em entrevista ao Blog Soul Santista, em dezembro do ano passado.

Leia também: