Weslley Patati deixa o Santos e vai atuar em Israel (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O Santos oficializou a venda do atacante Weslley Patati ao Maccabi Tel Aviv (Israel). A negociação envolve 1,3 milhão de euros (cerca de R$ 8 milhões) por 60% dos direitos econômicos do Menino da Vila, deixando 40% ao Peixe para uma futura venda. Neste ano, já havia recebido outras propostas do futebol israelense, Ucrânia, Rússia, Catar e China.

Nesta temporada, o garoto soma dois gol em 19 partidas. Inclusive sendo titular diante a Ponte Preta na última rodada da Série B. Aos 20 anos, iniciou o ano com o profissional e não foi inscrito no que poderia ter sido a última Copa São Paulo da carreira. Ele já fazia parte dos planos da comissão técnica de Fábio Carille na Lista B do Campeonato Paulista.

Porém, viajou com o clube para a disputa da Equality Cup, no Catar, em fevereiro e se destacou. Na época, voltou valorizado e vinha fazendo parte do elenco principal desde então. No Paulistão, foram seis confrontos. Já na Série B, marcou dois gols, diante Brusque e Paysandu, e anotou mais 13 duelos.

Leia também: Em alta, Luca Meirelles recebe sondagens da Europa e treina com o profissional do Santos

HISTÓRICO

Natural do Maranhão, Patati chegou ao Santos em julho de 2019, quando foi aprovado nos testes e assinou contrato de formação. Humilde, o garoto ganhou o apelido de ‘Patati’ ainda em Presidente Dutra-MA. Ele não tinha condições de comprar chuteiras para jogar. Com isso, pegava pares maiores que seu pé, emprestados por atletas mais velhos. O apelido Patati veio com o nome do palhaço famoso.

O ano de 2021 foi o primeiro do atacante na categoria Sub-20 e ele anotou seis gols, sendo o principal destaque do Santos na disputa do Brasileiro da categoria. O garoto também foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-18. Ele antes acumulava convocações para a Seleção de base.

Weslley foi ganhando os holofotes na base do Peixe desde então. No entanto, chamou atenção da torcida na disputa da Copa São Paulo de 2022 e levou a categoria Sub-20 até as finais da competição. Pelo desempenho assinou o contrato profissional durante a disputa da Copinha. Com multa milionária na casa dos 100 milhões de euros.

Em 2022, Patati fez 16 jogos e 4 gols pelo Paulista, 8 partidas e 4 gols pela Copinha e 5 pelo Brasileiro da categoria. Depois chegou a ser promovido pelo elenco principal com o técnico interino Marcelo Fernandes no passado e fez sua estreia na vitória sobre o Corinthians por 1 a 0, na Vila Belmiro, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil.

Ele se revezou entre base e principal, sendo um dos protagonistas e esteve no plantel Campeão Paulista Sub-20 de 2022 apesar de uma pequena lesão na reta final dos jogos. Em 2023, foram 22 gols em 29 jogos pelo Sub-20, sendo artilheiro do time no Brasileiro. Em outubro, assinou a renovação até setembro de 2026.

Ao todo, deixa o Santos com 2 gols em 33 partidas pelo profissional.