O Santos oficializou a venda do atacante Weslley Patati ao Maccabi Tel Aviv (Israel). A negociação envolve 1,3 milhão de euros (cerca de R$ 8 milhões) por 60% dos direitos econômicos do Menino da Vila, deixando 40% ao Peixe para uma futura venda. Neste ano, já havia recebido outras propostas do futebol israelense, Ucrânia, Rússia, Catar e China.
Nesta temporada, o garoto soma dois gol em 19 partidas. Inclusive sendo titular diante a Ponte Preta na última rodada da Série B. Aos 20 anos, iniciou o ano com o profissional e não foi inscrito no que poderia ter sido a última Copa São Paulo da carreira. Ele já fazia parte dos planos da comissão técnica de Fábio Carille na Lista B do Campeonato Paulista.
Porém, viajou com o clube para a disputa da Equality Cup, no Catar, em fevereiro e se destacou. Na época, voltou valorizado e vinha fazendo parte do elenco principal desde então. No Paulistão, foram seis confrontos. Já na Série B, marcou dois gols, diante Brusque e Paysandu, e anotou mais 13 duelos.
Leia também: Em alta, Luca Meirelles recebe sondagens da Europa e treina com o profissional do Santos
HISTÓRICO
Natural do Maranhão, Patati chegou ao Santos em julho de 2019, quando foi aprovado nos testes e assinou contrato de formação. Humilde, o garoto ganhou o apelido de ‘Patati’ ainda em Presidente Dutra-MA. Ele não tinha condições de comprar chuteiras para jogar. Com isso, pegava pares maiores que seu pé, emprestados por atletas mais velhos. O apelido Patati veio com o nome do palhaço famoso.
O ano de 2021 foi o primeiro do atacante na categoria Sub-20 e ele anotou seis gols, sendo o principal destaque do Santos na disputa do Brasileiro da categoria. O garoto também foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-18. Ele antes acumulava convocações para a Seleção de base.
Weslley foi ganhando os holofotes na base do Peixe desde então. No entanto, chamou atenção da torcida na disputa da Copa São Paulo de 2022 e levou a categoria Sub-20 até as finais da competição. Pelo desempenho assinou o contrato profissional durante a disputa da Copinha. Com multa milionária na casa dos 100 milhões de euros.
Em 2022, Patati fez 16 jogos e 4 gols pelo Paulista, 8 partidas e 4 gols pela Copinha e 5 pelo Brasileiro da categoria. Depois chegou a ser promovido pelo elenco principal com o técnico interino Marcelo Fernandes no passado e fez sua estreia na vitória sobre o Corinthians por 1 a 0, na Vila Belmiro, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Ele se revezou entre base e principal, sendo um dos protagonistas e esteve no plantel Campeão Paulista Sub-20 de 2022 apesar de uma pequena lesão na reta final dos jogos. Em 2023, foram 22 gols em 29 jogos pelo Sub-20, sendo artilheiro do time no Brasileiro. Em outubro, assinou a renovação até setembro de 2026.
Ao todo, deixa o Santos com 2 gols em 33 partidas pelo profissional.
Fará 21 anos em breve, tinha que esperar mais uns 10 anos até maturar, a torcida do Santos não tem paciência (contém ironia).
Foi o excesso dessa paciência que ajudou a rebaixar o clube. Como é de conhecimento geral, a torcida do Santos teve muita paciência, fez corredor de fogo, etc. Já a do Bahia perdeu a paciência, protestou de forma dura… Bahia pegava o então líder enquanto o Santos pegava o Fortaleza, totalmente despreocupado com o campeonato, e o final todos sabem…
Paciência tem limite e pode ser prejudicial dependendo do teor.
Sábias palavras, meu caro. Tudo em excesso faz mal, inclusive paciência.
É uma profissão movida, repleta de pressão, não a toa recebem salários exorbitantes. Se não estão preparados para tal pressão, não estão aptos a continuar. “Ah, é injusto com o guri”… É injusto com milhares de guris que estão tentando migrar, ter uma chance nessa profissão e não sentem a pressão. O tempo passa, há de saber aproveitar a oportunidade e existe um prazo pra isso.
Ficou a impressão de que o jogador poderia ter sido melhor trabalhado. O Patati ficou deslumbrado e se prejudicou (a base deveria cuidar também desse aspecto). O sobe e desce base-profissional que o Carilhe e o Orlando Ribeiro fazem com os garotos da base tambem ajudaram a forjar um atacante aloprado, inseguro. Outra coisa, nem o Orlando, nem o Carilhe, nem o Marcelo Fernandes, ninguém orientou o Patati a variar o repertório. Jogador previsível. Virou samba de uma nota só. Sempre o corte para dentro para tentar bater com a perna esquerda. Ponta que raramente faz jogada de linha de fundo. E o Patati também foi prejudicado porque é um velocista e no esquema do Carilhe ou a transição defesa-ataque feita pelos volantes e demasiadamente lenta (o time não tem meia armador) e o ponta fica encaixotado ou o ponta só recebe ligação direta dos zagueiros (chutões sem precisão).
Boa sorte ao Patati. A base salva: com o dinheiro da venda o Santos FC pode servir para quitar a compra do Patrick ou para pagar os salários de jogadores como Dodo, Diogenes, Alisson, Sandry, Alex, Rodrigo Ferreira, Serginho, Bigode, Basso, ou ainda os salarios da comissao técnica permanente (Arzul, Marcelo Fernandes). Valeu, Patati!
Esse é ruim com força…..que tenha sorte e seja feliz
Como Muricy dizia até quando vai ser uma promessa, joga nada, vai com Deus…
VAI TARDE, NÃO PASSA DE UM ME ENGANA QUE EU GOSTO….
Não deixem ele ir pro aeroporto de Guarulhos de ônibus, esta viagem cansativa pode fazer com que ele desista de embarcar, sugiro utilizarem um helicóptero ou jatinho decolando da base aérea de Santos.
Eterna promessa! Vai e nunca mais volte!
Ajudou muito no rebaixamento e esse graças a esse inútil perdeu 5 pontos
Será que lá onde vai, terá que andar de ônibus ?
DEMOROU !!!!MULEQUE RUIM DA PORRA .
DEMOROU !!!!MULEQUE RUIM DA PORRA ., …..
Vaza palhaço, Vá pra IsraHELL e mergulhe no ostracismo em um país extremamente genocida. Baiacú de Santa Cecília é um fantoche de língua presa nas mãos de deturpadores da essência de um Clube outrora Social e que segue, firme e forte, rumo ao seu fim, haja vista o papel irrisório da Torcida nas decisões do futuro saudoso Santos FC.
UM CRIME !!!
VALOR ABSURDO.
Dinheiro de pinga.
Ângelo foi vendido por 15 milhões de Euros e agora vendido por 23 milhões e deram graças a Deus.
Marcos Leonardo foi vendido por 18 milhões de euros e deram graças a Deus e foi vendido por 40 milhões de Euros .
David teve proposta alta mas o Chelsea preferiu emprestar.
Rwian Seco foi de graça e oferecem 9 milhões de libras salvo engano por ele …
Wesley jogador do Corinthians foi vendido por 20 milhões de Dólares + 5 de meta .
UM CRIME ESSA VENDA DO WESLEY PATATI.