Felipe Jonatan teve boa atuação no clássico (Divulgação/Santos FC)

O Santos fez festa para Pelé antes de a bola rolar para o clássico contra o Corinthians, neste sábado (22), e até teve bons momentos em campo, mas se perdeu no segundo tempo e acabou derrotado pelo Corinthians: 1 a 0.

O gol do jogo surgiu em um contra-ataque, aos 43 minutos do segundo tempo. Roger Guedes invadiu a área pela esquerda e tocou de biquinho, por entre as pernas de Joao Paulo.

A expulsão de Lucas Barbosa no segundo tempo, quando o Santos tinha um jogador a mais, acabou jogando por terra o ímpeto do time, que poderia ter dormido neste sábado dentro do G8 do Brasileirão. A derrota manteve o time com 43 pontos na tabela.

O Santos volta a campo já na próxima terça-feira (25), às 21h45. O adversário será o Flamengo, campeão da Copa do Brasil e finalista da Libertadores 2022. Para esta partida o técnico Orlando Ribeiro poderá contar novamente com o zagueiro Eduardo Bauermann, que não jogou o clássico por estar suspenso, e com o meia-atacante Luan, que ficou de fora por questões contratuais. Lucas Barbosa, expulso, está fora.

O jogo

O Santos começou o jogo empurrado pela torcida, marcando em cima e tentando evitar o toque de bola corintiano. As chances de gol, no entanto, demoraram a acontecer, e o time conseguiu assustar Cássio pela primeira vez aos 16 minutos, com Lucas Braga desperdiçando chance clara, embaixo da trave, para abrir o placar.

A pintura da primeira etapa, no entanto, aconteceu aos 22. Ângelo deixou Fausto Vera falando sozinho, arrancou em direção à área corintiana, tocou para Marcos Leonardo e dividiu com Cássio. No rebote, Lucas Braga só não abriu o placar porque Fausto Vera se recuperou e cortou em cima da linha.

O Santos desceu para o intervalo sem conseguir abrir o placar, mas com vantagem numérica em campo depois que Yuri Alberto, que havia acabado de levar cartão amarelo após entrada dura em Rodrigo Fernández, agrediu Luiz Felipe e foi expulso de campo.

Com um a mais em campo, o Peixe voltou para o segundo tempo disposto a matar a partida. Orlando Ribeiro saco o volante Rodrigo Fernández para a entrada de Lucas Barbosa. A equipe cresceu, mas aos 14 minutos, depois de dividida entre o próprio Barbosa e o goleiro Cássio, o Menino da Vila recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

Orlando Ribeiro mexeu no time para tentar ganhar novamente o meio-campo, que passou a ser do Corinthians. Até o boliviano Miguelito ganhou oportunidade nos minutos finais, mas o time não se encontrou e, no finzinho, ainda viu Roger Guedes, em contra-ataque rápido, fazer 1 a 0 para o Corinthians e decretar a derrota santista.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 0 X 1 CORINTHIANS

Data e hora: 22 de outubro de 2022, às 19h (horário de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA) [SP] e Alex Ang Ribeiro (SP)
Árbitro de vídeo: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Cartões amarelos: Fausto Vera, Balbuena, Cássio (Corinthians), Lucas Braga (Santos)
Cartão vermelho: Yuri Alberto (Corinthians), Lucas Barbosa (Santos)

GOLS:
Roger Guedes (0 x 1), aos 43 minutos do 2º tempo,

SANTOS: João Paulo; Madson (Auro), Luiz Felipe (Derick), Alex e Felipe Jonatan; Rodrigo Fernández (Lucas Barbosa), Camacho e Ed Carlos (Sandry); Ângelo (Miguelito), Marcos Leonardo e Lucas Braga. Técnico: Orlando Ribeiro

CORINTHIANS: Cássio; Rafael Ramos (Bruno Méndez), Robert Renan, Balbuena e Lucas Piton; Maycon (Du Queiroz), Fausto (Ramiro) e Giuliano (Roni); Gustavo Mosquito (Matheus Vital), Yuri Alberto e Roger Guedes. Técnico: Vitor Pereira