Sereinhas passam a ter contratos de formação (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

O Santos deu um grande passo para a valorização do futebol feminino e na estruturação da modalidade. As Sereinhas da Vila, base feminina do clube, passa a ter contratos de formação com o clube, com alguns desses vínculos já firmados nos últimos dias na Vila Belmiro, em Santos (SP) e em São Paulo (SP).

A coordenadora de futebol feminino do Peixe, Aline Xavi, falou sobre esse momento de regularização das atletas e comemorou a conquista da atual gestão, com objetivo de valorizar as categorias de base também no futebol feminino.

“O Santos é um clube formador dentro de todos os critérios e com isso podemos celebrar contratos de formação com todas as atletas. Isso já é uma prática comum no masculino e agora estamos fazendo no feminino também. É sem dúvidas uma grande conquista”, disse Aline Xavi.

“Estamos dando um grande passo para a modalidade dentro do Clube. Trabalhando para o desenvolvimento e o crescimento da nossa base, fazendo com que elas sejam cada vez mais valorizadas para que, em um futuro breve, possam nos atender no profissional”, completou a coordenadora.

A lateral-esquerda Myrelle Torres, foi uma das atletas que assinaram contrato e já aparece no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF. Na última terça-feira (17), ela firmou seu vínculo com o Santos acompanhada de seu pai, de Aline Xavi e de um de seus primeiros treinadores e franqueado da Escolinha Meninos da Vila de Itapecerica da Serra (SP), de onde Myrelle foi descoberta pelo Peixe.

Com passagens pela Seleção Brasileira de base, a atleta comemorou o momento de crescimento e estruturação das categorias de base do futebol feminino no Clube.

“É muito gratificante assinar um contrato com um dos principais clubes do Brasil. Estou muito grata por isso, vemos o futebol feminino crescendo cada vez mais”, disse Myrelle.

Neste momento, a atleta está alojada e em tratamento na Vila Belmiro, para se recuperar de lesão no ligamento cruzado anterior (LCA) de seu joelho esquerdo, operado em abril deste ano. Myrelle se mostrou contente com o tratamento do Clube durante sua recuperação e espera uma rápida recuperação para voltar a ajudar dentro de campo.

“Estou muito feliz e acredito que a minha família também esteja muito feliz com isso. Agora é me cuidar para, se Deus quiser, estar de volta logo”, projetou.

Natural de Embu das Artes (SP), a lateral de dezessete anos é fruto da captação realizada em parceria das franquias Meninos da Vila com as categorias de base do Peixe. Myrelle relembrou sua trajetória, que teve início na unidade Meninos da Vila de Itapecerica da Serra (SP) e deu um recado para as meninas que iniciam a busca pelo sonho de se tornarem jogadoras de futebol.

“O começo de tudo foi em uma escolinha e agora, olhando pra tudo isso que está acontecendo hoje, eu fico muito feliz e grata a este clube. Para as meninas que sonham com uma oportunidade, meu conselho é acreditar no sonho delas. Não devem desistir, porque com trabalho e paciência uma hora chega, vai dar tudo certo”, declarou a lateral das Sereinhas.

Um dos primeiros treinadores de Myrelle, Flávio Antunes dos Santos é franquiado das unidades Meninos da Vila de Embu das Artes e Itapecerica da Serra já há 13 anos. Ele elogiou o trabalho realizado pelas categorias de base do Peixe também no futebol feminino e destacou Myrelle como exemplo para as garotas que sonham com uma oportunidade no Alvinegro Praiano.

“Através desse pessoal que vem realizando o trabalho na base, isso chama a atenção das meninas que vêm procurar as escolinhas, buscando uma oportunidade igual a da Myrelle Torres, que começou com a gente e foi para a base. Isso é exemplo para outras meninas e já vem trazendo mais interessadas para as nossas franquias”, disse Flávio.