Gabigol marcou o único gol do Santos em Belo Horizonte (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos está praticamente sem chances de disputar a Copa Libertadores da América do ano que vem. Neste domingo, o time alvinegro sofreu a sua quarta derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro, desta vez para o América-MG, por 2 a 1, em Belo Horizonte. Faltando apenas três rodadas para o fim da competição, o Peixe está sete pontos atrás do Atlético-MG, sexto colocado.

Uma vitória dos mineiros na próxima rodada, contra o Internacional, em Porto Alegre, já será suficiente para eliminar de vez as chances do Santos, agora na décima colocação do Brasileirão – foi ultrapassado pelo Botafogo neste domingo.

Mais uma vez com quatro atacantes em campo (Rodrygo, Bruno Henrique, Gabigol e Copete), o Santos foi agressivo nos primeiros minutos, mas logo esmoreceu. Não ajudou em nada a lesão de Guilherme Nunes, aposta de Cuca para a partida, logo aos oito minutos de jogo. E, assim, só deu América na etapa inicial.

Aos 30 minutos, o time da casa conseguiu uma merecida vantagem no placar com um gol de Rafael Moura, depois de um erro feio de Gustavo Henrique. E apenas nos minutos finais do primeiro tempo o Peixe mostrou que ainda estava vivo no Independência. Foi quando Gabigol aproveitou um cruzamento de Bruno Henrique para empatar o jogo com uma finalização brilhante, bem ao estilo do artilheiro do Brasileirão.

O gol revoltou o América, que reclamou de uma falta de Copete no início da jogada. Era de se esperar que o Santos começasse o segundo tempo cheio de moral, sufocando o adversário, mas não foi o que ocorreu. De novo o time alvinegro se mostrou inseguro, e a falta de jogadores de meio de campo se fez notar. A bola não chegava ao ataque do Peixe de jeito nenhum.

Não foi por acaso, portanto, que o América voltou a liderar o marcador. É verdade que a sorte ajudou os mineiros, pois Matheusinho marcou o gol com um chute que desviou em Gustavo Henrique (em tarde muito infeliz) antes de entrar, mas o Santos não merecia coisa melhor mesmo.

Confuso e nervoso, o Peixe não conseguiu sequer chegar perto do gol de empate. Pelo contrário, só não levou o terceiro gol porque a trave negou aos mineiros o terceiro tento em um belo chute de Christian.

FICHA TÉCNICA

América-MG 2 x 1 Santos

Local: Arena Independência, em Belo Horizonte
Gols: Rafael Moura, aos 30, e Gabigol, aos 45 minutos do 1º Tempo; Matheusinho, aos 19 minutos do 2º Tempo
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Cartões amarelos: Norberto, Zé Ricardo, Rafael Moura, Christian e Bruno Henrique

América-MG: João Ricardo; Norberto, Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos (Giovanni); Juninho, Zé Ricardo e Matheusinho (Christian); Ademir (Aylon), Rafael Moura e Luan. Técnico: Givanildo Oliveira

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Alison, Gustavo Henrique e Dodô; Guilherme Nunes (Renato), Diego Pituca e Rodrygo; Bruno Henrique (Arthur Gomes), Gabigol e Copete (Eduardo Sasha). Técnico: Cuca