A equipe Sub-17 do Santos perdeu por 1 a 0 para o Cruzeiro (RS) na 4ª rodada da Copa Santiago. A partida foi disputada na noite de domingo, no Estádio Alceu Duarte de Carvalho, em Santiago (RS)
Mesmo com o revés, o Peixe garantiu vaga na próxima fase da competição, pois o confronto entre Nacional (URU) e Alianza Lima (PER) terminou empatado e nenhuma das duas equipes consegue mais alcançar o Santos na tabela.
Com seis pontos em 12 disputados, o Peixe está na 4ª posição do Grupo B. Mas as duas equipes sul-americanas somam apenas um ponto cada e falta apenas mais um compromisso nessa primeira fase. O jogo do Santos será justamente um clássico paulista, contra o Palmeiras, nesta terça-feira, partida que será realizada às 19 horas.
As duas vitórias do Peixe até aqui foram em confrontos internacionais, contra Nacional e Alianza Lima. Já as derrotas aconteceram para times do Brasil: Juventude e Cruzeiro (RS).
A Copa Santiago está na sua 32ª edição e tem a participação de 12 clubes, que estão divididos em dois grupos com seis equipes em cada. Nessa primeira fase, os times jogam em turno único dentro da chave, classificando os quatro primeiros colocados. Já a etapa seguinte inicia-se o mata-mata até o final do torneio. A competição é organizada pela Federação Gaúcha em parceria com o Cruzeiro (RS).
Confira os jogos e os resultados do Santos nessa 1ª fase da competição:
13/01 – 19h – Santos 3 x 0 Alianza Lima (PER)
15/01 – 21h – Santos 1 x 2 Juventude (RS)
17/01 – 19h – Santos 2 x 1 Nacional (URU)
19/01 – 21h – Santos 0 x 1 Cruzeiro (RS)
21/01 – 19h – Santos x Palmeiras (SP)
Time muito desorganizado, sem padrão tático. Parece um catadao de jogadores que se juntou na hora do jogo. Alguns jogadores individualistas, que não devem vingar no profissional. O demitido Paulo Autuori disse que iria padronizar a forma de jogar do Santos (uma bobagem que alguns acharam uma grande ideia), mas no Sub 20 (Copinha) e no Sub 17 (Santiago) não tem nada do estilo de jogo do Sampaoli, com muita intensidade e ofensividade (como era de se esperar). Se o tal Patati é mesmo bom, o treineiro Márcio Grigio deveria colocá-lo logo de início. Essa estória de poupar o jogador por causa do “desenvolvimento tardio” é uma besteira, porque no Santos não fazem um bom trabalho no desenvolvimento físico dos jogadores, basta ver o Robinho, o Neymar, que so ficaram fortes quando foram para a Europa. O Allanzinho ja está há um ano no Santos FC e continua franzino, sem um aparente trabalho de fisiologistas. Pouca coisa vai ser aproveitada desse time que não conseguiu se impor perante o modestíssimo Cruzeiro de Santiago RS. Provavelmente o habilidoso Angelo e, talvez, o Patati. Quanto aos outros, seria prudente começarem a dedicar mais tempo aos estudos. Não dá para se iludir com a carreira de jogador profissional. Ah, os técnicos Zanardi e Márcio Grigio estão devendo um futebol melhor de suas equipes.