Santos está nas quartas do Brasileiro Sub-17 (Crédito: Divulgação)

O Santos perdeu por 3 a 2 para o Athletico-PR, de virada, na tarde desta quarta-feira, no CAT do Caju, em Curitiba (PR), em partida válida pela última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro Sub-17. Os gols do Peixe foram marcados por Rodrigo Cezar e Diego Matos.

Mesmo com a derrota, o Peixe garantiu a classificação para as quartas de final da competição na colocação do grupo B e agora enfrenta agora o Corinthians em jogos de ida e volta no mata-mata.

O próximo compromisso do Sub-17 do Alvinegro Praiano é pelo Campeonato Paulista. Às 11 horas da manhã do sábado (17), os Meninos da Vila enfrentam o Desportivo Brasil fora de casa, no CT da equipe adversária em Porto Feliz (SP).

O jogo

Com oito minutos, o Santos FC já chegou com perigo ao ataque em Curitiba. João Victor recebeu lançamento pelo alto e partiu em velocidade pelo meio do campo de ataque. O camisa 7 invadiu a grande área pela direita e tentou bater cruzado, mas parou em defesa do goleiro Maksym, com o pé direito.

E foi com 22 minutos que o Santos FC abriu o placar. Em escanteio pela direita, Lucas Yan alçou a bola à área, na direção da segunda trave. Com desvio para o meio da área, Rodrigo Cezar encontrou o zagueiro Diego Matos, que de cabeça, escorou para o fundo das redes.

Quatro minutos depois, Rodrigo Cezar já ampliou a vantagem do Peixe para 2 a 0. Após saída errada da equipe adversária, o camisa 11 recuperou a bola no campo ofensivo e de fora da área acertou finalização espetacular no ângulo direito, sem chances de defesa.

Aos 29, Rodrigo Cezar virou garçom e enfiou passe preciso para Luca Meirelles entre os defensores do Athletico. O camisa 9 saiu cara a cara com o goleiro e tentou finalização cruzada da entrada da área. Maksym se esticou e fez grande defesa em seu canto inferior direito.

Com 33 minutos, Rodrigo Cezar protagonizou bela jogada individual pela esquerda do ataque, fintando seus marcadores. Na entrada da área, ele tabelou com João Victor e, ao receber a devolução, finalizou de fora da área, sobre o travessão.

Já aos 41, Rodrigo enfiou mais um velo passe pelo meio da marcação e deixou Lucas Yan livre para finalizar na entrada da área. A finalização cruzada parou em nova defesa do goleiro athleticano, que desviou em escanteio.

Dois minutos depois, o Athletico diminuiu a desvantagem no placar com gol de cabeça. Lucas Carvalho recebeu cruzamento da esquerda e, no meio da grande área, subiu mais que a marcação para concluir em gol.

Na segunda etapa, a partida ganhou maior equilíbrio entre as equipes e as grandes chances de gol demoraram a aparecer para o Peixe. Aos 26 minutos, Arthur Manoel recebeu pela esquerda da entrada da área e tentou finalização colocada no ângulo esquerdo. A bola levou perigo, mas saiu à esquerda da meta.

Mas no minuto seguinte, foi o Athletico Paranaense que chegou ao empate, com um golaço de João Cruz. Ele recebeu bola ajeitada pela direita e, da entrada da área, mandou uma bomba no ângulo esquerdo, sem chances de defesa a Jackson.

E já aos 39 minutos, o Athletico teve pênalti a seu favor assinalado pelo árbitro Kleber Ariel Gonçalves da Silva. João Cruz partiu para a cobrança e mandou uma bomba no canto esquerdo. O goleiro Jackson chegou a tocar na bola, mas não impediu que balançasse as redes.

FICHA TÉCNICA

ATHLETICO-PR 3 X 2 SANTOS FC

Local: CAT Alfredo Gottardi (Caju), em Curitiba (PR)
Data: quarta-feira, 13 de setembro de 2023
Horário: 15h
Árbitro: Kleber Ariel Gonçalves da Silva
Assistentes: Sérgio Henrique Monteiro Gomes e Leandro Polli Glugoski
Gols: (SFC) Diego Matos, aos 22′, Rodrigo Cezar, aos 26′ do 1ºT; (CAP) Lucas Carvalho, aos 43′ do 1ºT e João Cruz, aos 27′ do 2°T
Santos FC: Jackson; JP Chermont, João Alencar, Diego Matos e Souza; Everton (Lenin), Kenay e Lucas Yan (Mateus Xavier); João Victor (Eduardo), Rodrigo Cezar e Luca Meirelles (Arthur Manoel). Técnica: Elder Campos
Athletico Paranaense: Maksym; Gomes, Dayvisson, Arthur Dias e João Vitor; Marcos (Kauan Stabelini), Lucas Marezi (Gabriel Feitosa) e João Cruz; Guilherme Back, Lucas Carvalho e Davi Alves (Vitinho). Técnico: Rodrigo Bellão