O Santos perdeu na noite deste sábado para o Grêmio por 3 a 0 e viu o Flamengo se distanciar na tabela do Campeonato Brasileiro. A equipe carioca venceu o Cruzeiro e, com os três pontos somados, abriu oito pontos do Peixe, que estacionou na terceira colocação, com 37 pontos.
Os gols da equipe gaúcha foram anotados por Luan, Pepê e Everton, no segundo tempo. Foi a primeira derrota do Santos atuando na Vila Belmiro na temporada 2019.
O Jogo
A partida começou elétrica, com o Peixe já chegando ao gol de Paulo Victor com 17 segundos. Em rápida troca de passes, Sasha recebeu dentro da área e chutou rasteiro para defesa segura do goleiro gremista.
O Peixe seguiu pressionando e, aos 15 minutos, exigiu grandes defesas de Paulo Victor. Primeiro em chute de fora da área de Pituca. Depois, no rebote, Soteldo aproveitou falha de Rafael Galhardo e, dentro da área, chutou cruzado para mais uma boa defesa do arqueiro adversário.
As claras chances de gol não mais apareceram para o Peixe, que dominava o jogo amplamente. Só que nos minutos finais da primeira etapa quem quase marcou foi o Grêmio. Em indefinição de Everson na saída do gol, Everton cebolinha cabeceou na risca da pequena área para fora, aos 43 minutos. Quatro minutos mais tarde, em bate-rebate na área santista, a bola sobrou para Michel, que na marca do pênalti e com o goleiro do Peixe caído, finalizou nas mãos de Everson.
Já a segunda etapa começou totalmente inversa da primeira, com o Grêmio tomando as iniciativas. E com cinco minutos a equipe gaúcha chegou duas vezes, exigindo boas defesas de Everson.
Só que diferente do Peixe, o Grêmio não bobeou com o bom momento que vivia na partida e abriu o placar aos nove minutos. Após cobrança de falta de Rafael Galhardo, a bola desviou na barreira e sobrou para Luan, que chutou para marcar.
Com o gol a partida ficou aberta, com o Peixe tentando chegar na pressão e o Grêmio explorando os contra-ataques. Por diversas vezes a bola rondou as pequenas áreas dos dois times, mas com o Santos com apenas um zagueiro, pois Sampaoli tirou Luiz Felipe e colocou Felipe Jonatan, foi o Grêmio quem acabou desperdiçando inúmeras oportunidades de gol.
No final, os contra-ataques do Grêmio pareciam pelada de futebol, com o time gaúcho tocando passes dentro da área alvinegra. E assim foi o gol de Pepê, aos 41 minutos. Nos acréscimos, Everton teve tempo ainda para fazer o terceiro gol em chute cruzado.
Foi a primeira derrota do Peixe na Vila nessa temporada. A equipe, que saiu vaiada de campo, não perdia em seu alçapão há mais de um ano.
A derrota não tirou o Santos de Jorge Sampaoli da terceira colocação da tabela, mas fez o time estacionar nos 37 pontos e ficar oito do Flamengo, mais líder do que nunca do Brasileirão após vencer o Cruzeiro neste sábado, no Mineirão. Para piorar, as equipes que estavam bem atrás encostaram no Peixe, que agora precisa reagir na próxima rodada para não despencar na tabela.
FICHA TÉCNICA
Santos 0 x 3 Grêmio
20ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Horário: 21 horas
Público: 10.898 torcedores
Renda: R$ 476.877, 00
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Cartões amarelos: Soteldo e Jorge Sampaoli (Santos); Diego Tardelli, Everton e Michel (Grêmio)
Gol: Luan aos 9’, Pepê aos 41′ e Everton aos 47′ do segundo tempo
Santos: Everson; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Luiz Felipe (Felipe Jonatan) e Jorge; Alison, Diego Pituca e Carlos Sánchez (Lucas Venuto); Marinho (Uribe), Eduardo Sasha e Soteldo. Técnico: Jorge Sampaoli
Grêmio: Paulo Victor; Rafael Galhardo, David Braz, Kannemann e Cortez (Juninho Capixaba); Michel, Matheus Henrique e Luan (Pepê); Alisson, Everton e Diego Tardelli (Thaciano). Técnico: Renato Gaúcho
Ainda bem que não perdi e nem vou perder meu tempo assistindo esses merdas, time ridículo !!!!
Os times adversários já perceberam que o Santos FC tem gás para 15, ou, no máximo 20 minutos, de modo que eles aguentam a pressão inicial e depois começam a jogar bola. O Alvinegro da Vila, por sua vez, começa a partida com intensidade, mas vários jogadores vão cansando e depois doa 10 minutos do 2o. Tempo, o time se arrasta, mal consegue parar em pé. Os atacantes adversários passam com facilidade, parece que estão jogando contra idosos. O jogo contra o Fortaleza e o de hoje, contra o Grêmio, deixaram claro que o time não têm pernas, mesmo jogando apenas nos finais de semana. Time de jogadores limitados tecnicamente e sem condição física para jogar com a intensidade que o sistema adotado pelo Sampaoli exige. Para finalizar, as substituições promovidas pelo tecnico, mais uma vez, não deram em nada. A vaga para a Libertadores está ameaçada.