Neymar se recupera com cautela no Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O Santos atualizou o quadro clínico do meia-atacante Neymar e ‘mudou a estratégia’ em relação ao jogador. Depois de fazer ‘mistério’ antes da semifinal contra o Corinthians. o clube informou que ele vai passar por um processo de transição física.

Com isso, ele está fora da estreia do Alvinegro no Brasileirão diante do Vasco neste domingo (30), às 18h30min, em São Januário.

Após uma nova avaliação, o Departamento Médico e a comissão técnica ao lado do staff de Neymar, decidiram manter o atleta em processo de transição física. O objetivo é melhorar a recuperação e fortalecimento, a fim de evitar afastamentos maiores, situação que sistematicamente acontecem após longos períodos de afastamento de jogos, como foi o caso.

Ele está sendo reavaliado semanalmente afim de definir a progressão das atividades e segue evoluindo na reabilitação diária no CT Rei Pelé, sempre assistido pelos profissionais, que acompanham há mais de uma década. O técnico Pedro Caixinha lembrou que o meia-atacante está no segundo de três ciclos para a seu retorno à condição total.

“Não podemos esquecer o longo tempo de inatividade, que ele joga com uma explosão e intensidade tamanha, não sabe atuar de outra maneira e quer sempre jogar, ganhar. Ele passou pelo ciclo de jogo e participou de mais partidas do que fez nesses últimos anos. Agora estamos a prepará-lo para o ciclo de treino e depois vamos prepará-lo para o ciclo e treino e de jogo. É um processo com paciência para que esteja pronto”, explicou o treinador.

Ele havia sentido um desconforto na vitória sobre o Red Bull Bragantino por 2 a 0, na Vila Belmiro, pelas quartas de final do Paulistão, no domingo do dia 2 de março. A semana passou e ele ficou no banco, mas não entrou na derrota para o Corinthians por 2 a 1, na Neo Química Arena, pela semifinal do estadual, no domingo do dia 9 de março.

Leia tambémFPF detalha tabela do Paulista Sub-15 e Sub-17; Santos estreia contra o Água Santa

Pela eliminação do Alvinegro e pela expectativa pela entrada do craque no clássico, Neymar foi criticado por ter curtido o carnaval na Sapucaí durante a semana entre os jogos eliminatórios. Depois do jogo contra o Massa Bruta, a comissão técnica deu folga para o elenco na segunda (03) e na terça-feira (04), foi quando ele estava no carnaval e ele e o grupo se reapresentaram na quarta (05).

Ele teria sentido no treino da quinta (06), mas o clube aguardou até os últimos momentos do clássico para ver se o jogador teria condições. Porém, se ele atuasse poderia agravar a lesão. Pela possibilidade de entrar em campo poder agravar a lesão, Neymar também foi cortado da convocação das Eliminatórias pela Seleção Brasileira pela lesão.

Também não atuou no amistoso contra o Coritiba, no Paraná. Desde o retorno ao clube, Neymar somou 7 jogos, 3 gols e 3 assistências.