Como o DIÁRIO mostrou nesta terça-feira, o Santos tem atualmente 29 mil sócios e a meta do clube é encerrar o ano com 35 mil sócios. Porém, o Peixe tem planos de aumentar substancialmente o número em 2020 e para isso pretende fugir dos limites do estado de São Paulo.
Atualmente, o quadro de sócios do Santos tem 36% da base na cidade de Santos, 29% na cidade de São Paulo, 8% nas cidades de São Vicente, Guarujá e Praia Grande somadas, 5% no ABCD e outros 5% no interior. Os outros 17% estão espalhados pelo Brasil e é esse público que o clube pretende atingir.
“Para 2020 temos o desafio de aumentar a atração do plano para torcedores fora do Estado de São Paulo. Diferentemente de outros clubes que trabalham com a modalidade sócio torcedor separada do sócio estatutário, temos limitações formais com o valor mínimo estabelecido de mensalidade aprovado em Conselho, descontos obrigatórios por estatuto para mulheres e menores, regras de direito de voto, etc. O exercício é buscar, dentro do que é permitido nas regras do clube, uma nova categoria que compense com outros benefícios a distância desse nosso torcedor dos jogos do clube”, afirmou o executivo de comunicação e marketing, Marcelo Frazão.
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A criação de uma categoria para torcedores que não podem usufruir constantemente do benefício de descontos e prioridades para a compra de ingressos é uma cobrança antiga dos santistas de fora do Estado. O Peixe já teve a categoria TOP nos planos de sócios, mas ela foi extinta por ferir o Estatuto. Por isso, o Santos está investindo na ampliação da rede de benefícios ao clube. Atualmente, o sócio ganha pontos no programa KM de vantagens, na rede credenciada pelo Movimento por Um Futebol Melhor e descontos nas Santos Store.
Das mudanças já feitas nesta temporada, a diretoria do clube comemora o crescimento da associação na categoria Gold, que hoje é responsável por 22% da base de sócios. O plano Gold tem o valor de R$ 45 mês e dá ao torcedor o desconto de 75% no valor dos ingressos. Os outros planos são Silver (R$ 27 mensais e 50% de desconto nos ingressos) e Black (R$ 142 e ingressos gratuitos).
“Esse movimento (upgrade para o plano Gold) aumentou o ticket médio do sócio, melhorando o faturamento do clube com o programa e, dado que o sócio Gold investe para ter um desconto maior na compra de ingressos, estimula uma maior presença de sócios nos jogos. Na partida contra o Fortaleza chegamos à marca de 57% de ingressos adquiridos por sócios do total vendido (sem contar as cadeiras cativas)”, afirmou o Frazão.
Além de aumentar o ticket médio, o Santos trabalhou para garantir o pagamento em dia e evitar que o torcedor deixe de pagar a mensalidade após uma derrota ou momento ruim do clube.
“A parcela de sócios com cartão de crédito cadastrado para pagamento hoje representa 45% de nossa base adimplente, o que é muito importante para a garantia do fluxo de caixa recorrente para o clube. Acreditamos que toda a reformulação realizada este ano permitirá que o programa Sócio Rei se torne uma importante linha de receita recorrente para o clube”, afirmou Frazão.
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