Edu Dracena e Bustos estão em constantes reuniões para definir reforços (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

O Santos segue atento ao mercado de transferências e pretende reforçar o elenco de Fabián Bustos para a continuidade na temporada. A janela tem nova abertura entre os dias 18 de julho a 15 de agosto, tanto para chegadas quanto para saídas.

Bustos vem participando de reuniões com o o executivo de futebol Edu Dracena para alinhar possibilidade de reforços. Um dos nomes pretendidos era o lateral-direito Byron Castillo, mas ele foi negociado com o grupo Pachuca e deve defender o León, do México. A posição é considerada carente pelo Santos.

Outras duas posições que Fabián Bustos entende que precisa ser reforçada é o meio-campo, com um jogador que tenha característica de armação e um de lado do campo. E o nome de Emmanuel Martínez, de 27 anos, voltou em pauta nas últimas semanas. Ele pertence também ao Barcelona-EQU.

Em março, o Peixe chegou a negociar com o time equatoriano para contratar o jogador, mas esbarrou no alto valor. O DIÁRIO DO PEIXE apurou que Martínez via com bons olhos uma transferência para equipe da Vila Belmiro. Além de um mercado forte, trabalhar com Bustos, que esteve até pouco tempo no time equatoriano, é levado em consideração para o ponta esquerda.

O grande problema são os números de estrangeiros no elenco. Atualmente o Peixe conta com os uruguaios Emiliano Velázquez, Rodrigo Fernández e Carlos Sánchez, os equatorianos Angulo e Jhojan Julio, além do brasileiro naturalizado chinês Ricardo Goulart. Isso preocupa tanto a comissão técnica quanto Edu Dracena.

Manter elenco também é importante para Bustos

O Santos projeta a compra definitiva dos volantes Vinicius Zanocelo e do uruguaio Rodrigo Fernández. Para ficar com o camisa 25 definitivo, o Peixe terá de pagar cerca de R$ 11 milhões (cotação atual).

Já o uruguaio chegou no final de março do Guaraní, do Paraguai, e tem empréstimo ao Peixe até o final da temporada, com opção de compra após o encerramento do vínculo. Os valores para contratação em definitivo giram em torno de R$ 6 milhões, na cotação atual.

“Com relação ao Rodrigo, a gente tem até o ano que vem para acertar. As bases já estão acertadas. O Zanocelo também. Ele tem mais um ano de empréstimo conosco, tem o passe estipulado e agora a gente tem que negociar essa situação. Claro que queremos contar com esses jogadores, que ainda não são nossos, mas o clube tem que ter dinheiro para comprá-los. Não tendo, temos que ir atrás de algum investidor para nos ajudar, mas eu acredito muito que, com o trabalho que o Rueda vem fazendo, a gente vai ter esse dinheiro ano que vem”, afirmou Dracena em entrevista à Rádio 365.