Tomás Rincón e Morelos comemoram o primeiro gol do Santos contra o Palmeiras (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

Acabou o jejum! O Santos venceu o Palmeiras por 2 a 1, de virada, na tarde deste domingo, na Arena Barueri, e saiu da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Tomás Rincón e Marcos Leonardo fizeram os gols do Peixe, que encerrou o maior jejum de um clássico estadual no Brasil. O Santos não vencia o Palmeiras desde 2019.

Com a vitória, o Peixe subiu para a 14ª colocação na classificação, com 30 pontos ganhos. Na próxima rodada, dia 19, o Santos recebe o Red Bull Bragantino na Vila Belmiro.

O jogo

A partida deste domingo começou bastante movimentada. Em menos de dez minutos, cada time tinha finalizado duas vezes. O Palmeiras ameaçou com Endrick e Kevin enquanto o Santos finalizou com Marcos Leonardo e Kevyson.

Aos poucos, o Palmeiras começou a dominar o jogo, sobretudo com os garotos Endrick e Kevin. Aos 11 minutos, Endrick acertou o travessão. Aos 25, ele soltou a bomba e João Paulo fez boa defesa. Aos 28 foi a vez de Kevin finalizar e exigir uma grande defesa do goleiro do Peixe.

Os gols saíram nos minutos finais, ambos em jogadas de bola parada. Aos 42, Gabriel Menino cobrou falta para a área e Zé Rafael desviou de cabeça para vencer o goleiro João Paulo e abrir o placar para o time da casa. Nos acréscimos, Jean Lucas cobrou escanteio na direita, Joaquim desviou no primeiro pau e Tomás Rincón apareceu no segundo para cabecear para o gol.

O segundo tempo começou em um ritmo menos intenso do que o primeiro, com mais faltas e erros no meio-campo. Os técnicos fizeram mudanças em série para tentarem mudar o cenário e um jogador que entrou no Santos começou a mudar o jogo. Aos 24 minutos, João Paulo cobrou tiro de meta, Marcos Leonardo ganhou de Murilo no corpo e cabeceou para o estreante Maxi Silvera. O uruguaio devolveu para Marcos Leonardo, que tocou de primeira e marcou pela primeira vez na carreira contra o Palmeiras.

Em desvantagem, o Palmeiras foi com tudo para o ataque, mas a defesa do Santos soube controlar a pressão. Nos contra-ataques, o Peixe quase ampliou aos 42 minutos. Julio Furch soltou a bomba de fora da área, a bola explodiu no peito de Weverton. No rebote, Maxi Silvera chutou em cima do goleiro do Palmeiras e a bola foi para escanteio.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 2 SANTOS

Data e hora: 8 de outubro de 2023, às 16h (horário de Brasília)
Local: Arena Barueri, Barueri (SP)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
VAR: Rafael Traci (SC)

Cartões amarelos: Zé Rafael e Richard Rios (PAL), Tomás Rincón, Camacho e Morelos (SAN)
Gols: Zé Rafael, aos 42’/1ºT (1-0), Tomás Rincón, aos 46’/1ºT (1-1), Marcos Leonardo, aos 24’/2ºT (1-2)

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo (Luis Guilherme, aos 32’/2ºT) e Piquerez; Zé Rafael (Richard Rios, aos 12/2ºT), Gabriel Menino (Fabinho, aos 12/2ºT) e Raphael Veiga (John John, aos 12’/2ºT); Kevin (Flaco López, aos 21’/2ºT), Endrick e Rony. Técnico: Abel Ferreira

SANTOS: João Paulo; Joaquim, Messias e João Basso; Lucas Braga, Tomás Rincón (Camacho, aos 22’/2ºT), Jean Lucas, Nonato (Dodi, aos 22’/2ºT) e Kevyson (João Lucas, aos 41’/2ºT); Alfredo Morelos (Maxi Silvera, aos 12’/2ºT) e Marcos Leonardo (Julio Furch, aos 41’/2ºT). Técnico: Marcelo Fernandes