O Santos recebeu sondagens do Getafe (Espanha) pelo meia Matheus Lima, do Sub-20. Na temporada pela base, ele soma dois gols em nove partidas pelo Campeonato Brasileiro e um gol em dez confrontos pelo Paulista da categoria. Desvalorizado, a comissão técnica de Orlando Ribeiro pouco utilizou o atleta e entende que há meio-campistas ‘na frente’ do garoto, além de utilizar o Menino da Vila fora de posição.
Apesar da pouca minutagem no primeiro ano na categoria, o clube tem sondagens da Europa e interesse também de rivais, que é o caso do São Paulo. Corinthians também teria interesse, mas está fora de cogitação do atleta, e o Palmeiras teria ‘desistido’ pela boa relação que possui com a diretoria santista.
Por enquanto, Matheuszinho vive incógnita no Peixe e tem contrato até 23 de maio de 2025. Ou seja, ele pode assinar um pré-contrato com qualquer outra equipe a partir de dezembro, ao fim da temporada.
Leia também: Santos é denunciado no STJD por atraso em jogo contra o Paysandu
HISTÓRICO MATHEUS LIMA
Nascido em 2006, Matheuszinho tem multa rescisória de 70 milhões de euros. Inclusive pelo destaque na base, a Federação do Qatar ofereceu US$ 10 milhões para que Matheus Lima atuasse pelo país. A proposta aconteceu na gestão de transição de Orlando Rollo, mas o Menino da Vila recusou imediatamente.
Matheus Lima chegou ao Peixe em 2014 à convite do coordenador de futsal, Barata, depois de ter se destacado com o Sub-7 do Gremetal. Ele foi artilheiro com 73 gols no Paulista de Futsal. Já no Santos, foi tênis de ouro e bola de prata com o Sub-8, sendo premiado novamente pela FPF.
O garoto acumula títulos e feitos, como as conquistas da IberCup Sub-12 em 2017, a Copa Ouro Sub-13 em 2018, além das artilharias da própria IberCup e do Paulista Sub-9 de Futsal em 2014. Ele fez 14 gols em seis partidas na IberCup Sub-13 e também atuou em um desafio do time Sub-15 pelo Campeonato Paulista.
Em 2019, Matheus teve grande repercussão na mídia ao marcar um gol ao estilo Lionel Messi na vitória sobre Santo André, pelo Paulista Sub-13. Na jogada, o camisa 10 saiu da lateral do campo, driblou dois adversários, arrancou, tabelou com um companheiro, entrou na área do time do ABC no meio de três marcadores e tocou para as redes.
Com apenas 15 anos em 2021, Matheus pulou etapas e chegou a ser promovido ao time Sub-17 e atuou pelo Brasileiro da categoria. No segundo semestre voltou a compor para o Sub-15 e foi um dos destaques na disputa do Campeonato Paulista e da Copa Nike da categoria. Pelo Paulista foram 15 gols em 18 jogos, enquanto pela Copa Nike foram 2 gols em 4 jogos, escolhido como o melhor da partida duas vezes.
Em 2022, atuou em 8 jogos com um gol no Brasileiro e teve 8 gols em 19 partidas pelo Paulista, além de torneios não oficiais, Mas depois veio a sequência de lesões na reta final da temporada. Nas semifinais do Brasileiro, onde o Santos parou no Grêmio, não ficou nem no banco nos duelos no fim de outubro.
Já nas semis do estadual, na qual o Peixe foi eliminado para o Palmeiras, começou como reserva do primeiro jogo e foi titular na volta, mas saiu no intervalo. Depois das primeiras lesões, ele havia retornado no começo de 2023 na FAM Cup e em abril para atuar pelo estadual, mas voltou a sentir a posterior da coxa.
Na temporada passada, teve apenas cinco jogos e um gol pelo Paulista Sub-17 e entrou em uma partida do Brasileiro Sub-17. O Santos informou uma sequência de lesões musculares na posterior da coxa direita. Já o DIÁRIO ouviu que o garoto teve apenas desconforto muscular e precisava utilizar um aparelho isocinético que tem apenas no profissional.
O Santos precisa recuperar o Matheus Lima e renovar o seu contrato!!! Será um grande jogador!!!
Essa matéria é uma prova de que, infelizmente, o Diário do Peixe não submete seus textos à revisão de alguém mais experiente. Evidente que a repórter virou o paraíso dos empresários. Mateus Lima tem 1,59 m de altura, o que, infelizmente, o inabilita para disputas até no Sub 20, imagina no profissional. JAMAIS um clube da Espanha se interessaria por um jogador com essa altura. Mateus tem alguma qualidade técnica (menos que os que não assistem jogos da base acreditam), mas é um caso parecido com o volante Batatinha, volante e campeão da Copinha pelo Santos há alguns anos. Batatinha tentou jogar no profissional, mas depois de 2 anos viu que sua pequena altura o impedia de exercer o ofício. Hoje, sabiamente, é empresário. Para quem conhece os envolvidos e a lógica do futebol, esse tipo de matéria promocional plantada por empresários expõe o veículo ao ridículo.
É evidente que no seu time Messi não jogaria, baita dum textão pra expressar que seu conhecimento sobre futebol, é baseado em opiniões de “especialistas” que nunca chutaram uma bola, e são responsáveis, em grande parte, pela situação atual do futebol e jogadores brasileiros, onde o talento é desprezado em favorecimento do porte físico e estatura, o 7×1 ensinou, mas teimam em não aprender.
Matheus Lima tem muito talento, o problema do sub 20 chama-se Orlando Ribeiro, ele não sabe potencializar e desenvolver jogador, só não vê quem não quer, lembrem do Patati que subiu e demonstrou não ter domínio sobre fundamentos, Jair, que depois de participar bem do sub 17, veio decaindo no sub 20 e agora está sendo tolhido pelo Carile, outro que não sabe nada também.
Matéria paga por empresário! O quase anão,não vai vingar no futebol de campo,tem habilidade e sabe jogar,talvez deveria jogar futebol de salão,acho que teria futuro nesta modalidade.
Dizer que time da Espanha,e aqui do Brasil também consultaram a situação do jogador é pura mentira.
Querem é novo contrato isto sim,o pequeno muitas vezes nem na reserva fica.
Muito baixo para o futebol atual
Ricardo e Alberto tem razão na análise
Discordo do colegas, por vocês não iriam querer o Messi, Romário, Juari, Nilton Batata, Soteldo, Endrick, Roque Junior, e tantos outros. Não sei se o garoto tem futebol, mas não seria sua altura que deva ser o motivo para não valorizar um futuro jogador. O gol que ele fez mostra que tem habilidade, às vezes não está sendo bem trabalhado e pode estourar em outro time, o Santos sair perdendo. Eu prefiro dar tempo e oportunidade aos jovens valores, ao invés de trazer jogadores caros em final de carreira ou de qualidade duvidosa, aínda que novo. Se nosso não vingar, pelo menos alguma venda já paga toda a formação do atleta e não dá prejuízo como Cueva, Uribe, Patrick, Damião, Serginho, Cazares, William Bigode e tantos outros.
Comparar o pequeno santista com Messi, Romário e os outros citados talvez recomende, com respeito e conhecedor de pouquíssima coisa sobre saúde mental, uma consulta ao psiquiatra. Com o Endrick, por exemplo, se o nosso pequeno entrasse numa dividida não iria parar no alambrado não. Iria para fora do estádio. Roque Júnior com 1,59m? Bem, o problema exige doutor mesmo.
Só a forma mal educada com a qual voce responde a opiniões discordantes, demonstra, além da sua total dependência de opiniões alheias, que na falta de argumentos, só lhe resta desqualificar quem discorda de você.
Tio Jajá, a propósito, qual a altura do genial Vinicius Popó, que o senhor queria no Santos?
Concordo com você, Dirceu. O Matheus está sendo mal aproveitado pelo Orlando Ribeiro, que vem conduzindo mal o sub 20 e deve deixar o Santos no próximo ano. Acompanho a carreira do garoto desde seus 10 anos e sempre foi destaque nos times da base santista. Logicamente, ele não desaprendeu a jogar, é o técnico que é ruim e não sabe aproveitá-lo. Quanto à pequena estatura, isso é problema para jogadores de defesa, para os atacantes não. Quem não lembra do Soteldo nas mãos do Sampaoli? Ou do Romário na copa do mundo? É que por aqui tem torcedores que adoram criticar e brigar entre sí, uma verdadeira várzea santista, não contribuem com nada.
Talvez eu não tenha sido claro, mas você deve ter problema de interpretação. Em nenhum momento fiz comparações entre jogadores, e sim, me referi a estatura dos mesmos. Até porque o Zico, que não citei, demorou pra estourar, lembro que diziam, antes dos seus 22 anos, que ele só jogava no Maracanã, era bem criticado. Mas, como falei, não comparei futebol. Pensar em dispensar um possível talento por sua altura, pra mim é burrice. Quanto ao Roque Junior, foi ato falho, ia escrever Vitor Roque, mas qualquer ser humano com média inteligência iria perceber que o Roque Junior não faria parte desse contexto.
Sou tão limitado que não me presto a comparar alguém de 1,59m com outro de 1,74m, como é o caso de Vítor Roque. Afinal, são “apenas” 15 cm de diferença…
O Matheus Lima tem alguma qualidade tecnica, mas a baixa estatura é um problema. Pode ser que nao consiga jogar em time de elite, mas deve conseguir seguir na carreira. Além disso, a posição de origem do garoto é de meia armador e o professor Orlando Ribeiro, que é mestre em colocar jogador fora de posição, tem escalado o baixinho na ponta direita. Com isso, é visivel a irritação do jogador. O Matheus Lima sequer comemora os gols dos companheiros de equipe. O jogador se limita a baixar a cabeça e voltar trotando para o meio de campo..O treineiro Orlando Ribeiro conseguiu desmotivar o garoto.