JP Chermont tem se valorizado no Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O Santos recusou uma proposta de 9 milhões de euros (cerca de R$ 56 milhões) da Inglaterra pelo lateral-direito JP Chermont. A oferta foi negada pelo presidente Marcelo Teixeira, que em conversa com os agentes do atleta discutiu a valorização do Menino da Vila. O Peixe conta com o retorno técnico do jogador neste ano e visa acesso à Série A.

A proposta foi apresentada ao Alvinegro por um dos empresários do atleta, Giuliano Bertolucci, o mesmo que fez as negociações de Ângelo e Deivid com o Chelsea, também da Inglaterra. JP Chermont teria o mesmo caminho que Ângelo: seria comprado por um clube e emprestado para outro. Deivid ficou no Chelsea, mas atuou basicamente pela categoria Sub-23.

Agora, o clube espera por uma outra oferta mais atrativa com o garoto conseguindo destaque pelo Alvinegro jogando na elite do futebol brasileiro. Chermont teria crescimento técnico, subindo a margem do potencial e dando retorno esportivo ao Santos para que depois possa ser vendido a outro grande de fora.

Outro exemplo deste ano foi a venda do Sport pelo lateral-direito Pedro Lima, parceiro de JP Chermont na Seleção Sub-17, ao Wolverhampton por 10 milhões de euros (cerca de R$ 62 milhões).

Chermont estreou no time principal neste ano. Entrou na vitória sobre a Inter de Limeira por 3 a 2, na Vila Belmiro, pela 12ª rodada do Paulistão, em março. No profissional, soma 24 jogos e um gol marcado. Pelo Paulistão, foram 5 partidas e são mais 19 pela Série B do Brasileiro até então.

Leia também: Renan é apresentado no Santos e não esconde motivação por defender o clube

HISTÓRICO 

Natural de Bauru (SP), JP Chermont é nascido em 2005 e chegou ao Santos em 2018 com apenas doze anos. Ele foi destaque do Noroeste jogando contra o Peixe nas semifinais do Campeonato Paulista Sub-11 de 2017. Desde então, se consolidou na base do clube e acumula convocações para a Seleção Brasileira de base. Ano passado, foi campeão do Sul-Americano Sub-17 com a camisa amarelinha.

Em 2017, foram 4 gols em 22 jogos pelo Noroeste no Paulista Sub-11. Em 2019, 13 confrontos pelo Paulista Sub-13. Já em 2021, 13 duelos pelo Paulista Sub-15. No ano retrasado, pelo Sub-17, foram 2 gols em 10 partidas pelo Paulista e 7 duelos pelo Brasileiro.

No ano passado, foram 15 jogos pelo Paulista Sub-17, 3 pelo Paulista Sub-20 e outros 7 confrontos pela Copa São Paulo. Além de um gol em 11 partidas pelo Brasileiro Sub-17, dois jogos pelo Brasileiro Sub-20 e um duelo pela Copa do Brasil Sub-20. Já neste ano, foram seis partidas pela Copa São Paulo e atuou pela Equality Cup, no Catar, em fevereiro, antes da estreia no profissional.