Miguelito aguarda chance no profissional do Santos (Crédito: Guilherme Greghi/Santos FC)

O Santos recusou uma proposta do Athletico-PR pelo meia-atacante Miguelito. A oferta do time do Paraná era por empréstimo até o fim do ano e com opção de compra por 70% dos direitos econômicos do boliviano. Caso o jogador se destacasse no Furacão e o clube exercesse a opção de compra, o Peixe ainda ficaria com 30%.

Marcelo Teixeira, presidente do Alvinegro, teria recusado a negociação. Há quase dois meses, o staff do atleta foi questionado sobre uma possível ida ao Remo, que disputa a Série C, mas o emprésario recusou acreditando que Miguel tem potencial para uma série superior. O staff ainda tinha dois clubes da Série A com interesse no garoto, porém a proposta do Athletico foi formalizada.

De acordo com a apuração do Diário do Peixe, a gestão teve uma reunião com a comissão técnica de Fábio Carille para pedir mais minutagem aos garotos da base. A ideia é entender o que os Meninos da Vila podem agregar ou não para que a diretoria não precise ir ao mercado do meio do ano de forma desnecessária.

Com isso, Miguelito segue aguardando chance no time profissional. Atualmente, o meia-atacante está com a Seleção Boliviana e vai disputar Copa América nos Estados Unidos. Nas últimas semanas, o Diário também trouxe uma lista de alguns fatores que ‘atrasaram’ a promoção do jogador da Bolívia no profissional.

No Sub-20, Miguel Terceros é há tempos um grande nome das categorias de base do clube e muitos torcedores esperam por uma sequência do jogador no time profissional. Porém, o garoto ainda não teve muitas oportunidade para brilhar com a camisa do Peixe.

Entre os fatores: a morte da mãe, no início do ano passado, uma dúvida física do departamento de futebol e o deslumbramento com a carreira ‘afastaram’ o Menino da Vila de estar atuando pelo principal.

Miguelito estreou no profissional do Peixe no fim de 2022, com Orlando Ribeiro, técnico do Sub-20 que foi interino no comando do principal na época. Na virada de ano para 2023, o jogador estava dentro dos planos do comissão técnica do time e chegou a viajar para Atibaia durante a pré-temporada ainda com o técnico Odair Hellmann.

No entanto, em janeiro, ele encarou o falecimento da mãe e uma pequena lesão muscular, que o tirou do time principal. Com a cabeça abalada, sem a base familiar, o jogador acabou se deslumbrando com a carreira. Não foi para “a noite”, não faltou a treinos, mas a “fama” deu a ele “assédio” feminino. Ele também aproveitou o “status” para se aproximar de torcedoras e pessoas próximas do clube. Os relacionamentos pessoais e suas consequências afetaram o foco do boliviano. O deslumbramento também atrasou a sequência dele na Seleção da Bolívia. Apontado como uma das esperanças do país, chegou como uma “estrela” na primeira convocação e incomodou jogadores mais experientes da equipe.

Hoje, Miguelito vive um momento de reconstrução e também passa por trabalho de psicólogo fora do clube. Pessoas próximas ao jogador afirmam que Miguel colocou a cabeça no lugar e voltou a focar apenas no campo, mas ao clube agora tem dúvida física.

O Departamento de Futebol entende que há uma diferença dos garotos que são promovidos da base para o profissional e que ele ainda não consegue suportar a intensidade de uma partida de profissional.

Nesta temporada, Migulelito iniciou com a Copinha, em que somou 4 assistências, 4 gols e 6 partidas. No Sub-20, soma um gol em três jogos pelo Campeonato Paulista e quatro gols em sete partidas pelo Brasileiro. Apesar de inscrito na Lista B do Alvinegro no Paulistão, não foi relacionado para nenhum jogo.

Leia também: