O Santos recusou a proposta do Porto (Portugal) pelo zagueiro Jair. A oferta era de 15 milhões de euros (cerca de R$ 93,4 milhões) e a permanência em definitivo do atacante Wendel – emprestado ao Peixe até julho de 2025 – que daria mais cerca de 3 milhões de euros. A equipe portuguesa estava com pressa já que janela fecha na segunda-feira (02).
Jair acabou sendo cortado da relação do jogo contra a Ponte Preta nesta sexta-feira (30), às 21h30min, na Vila Viva Sorte, pela 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, por conta da negociação. Em nota oficial, o Alvinegro afirmou que o garoto teria pedido para não participar do treino da última quinta-feira e ficar de fora da partida.
Recentemente, o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, fez um post nas redes sociais em relação à uma negociação do Botafogo reforçando que não venderia o atleta ao time carioca que ofertou 12 milhões de dólares ainda na última semana. Com 19 anos, Jair vem sendo titular do Peixe e soma 13 partidas na temporada.
Promessa desde a base, Jair sofreu uma lesão de LCA quando atuava pela Copinha em janeiro do ano passado. Se recuperando no profissional, ele fez a estreia no time na reta final da Série A enquanto o clube brigava contra o rebaixamento. Neste ano, fez um reforço muscular depois da recuperação ‘atropelada’ por conta do momento do clube em 2023. Ele então voltou no Paulistão, retornou ao Sub-20 à pedido da comissão técnica para ganhar minutagem e reapareceu novamente no time principal. Desde julho, e com a saída de Joaquim, se tornou titular absoluto na zaga alvinegra. Recentemente, Jair acertou renovação de contrato com o Peixe até o fim de 2027.
Leia também: CBF antecipa horário de Brusque e Santos na Arena Joinville pela Série B
HISTÓRICO JAIR
Natural de Orlândia (SP), Jair Paula chegou ao Santos para o Sub-11 como centroavante, mas depois foi colocado na zaga pela sua estatura e se firmou na posição desde então. Quando estava no Sub-17, ele pulou etapas e foi promovido ao Sub-20 quando assinou seu primeiro contrato profissional, em junho de 2021.
Em 2022, o jogador já havia sido destaque no vice-campeonato do Peixe na Copinha participando dos nove jogos. Pelo Brasileiro Sub-20 participou de seis jogos e foi importante na campanha do título do Paulista Sub-20 atuando em 23 confrontos. Ele chegou a descer para reforçar o Sub-17 em confronto direto pelo Brasileiro e ficou no banco time principal diante o Fluminense, Coritiba e Botafogo.
Jair já vivia a expectativa de ser utilizado no time principal. Iniciou o ano passado sofrendo uma lesão de ligamento no joelho direito, em um lance sozinho na derrota do Peixe para o Santo André por 3 a 0, no Bruno José Daniel, duelo válido pela 3ª rodada da primeira fase da Copa São Paulo, no dia 11 de janeiro de 2023.
Se recuperando no profissional, o zagueiro fez estreia no principal na vitória do Santos sobre o Goiás por 1 a 0, na Serrinha, pelo Campeonato Brasileiro, no dia 9 de novembro. O clube brigava contra o rebaixamento e via falta de defensores, por isso a entrada do garoto no time principal e a recuperação atropelada.
Nesta temporada, reestreou pelo Peixe na vitória sobre a Internacional de Limeira por 3 a 2, na Vila Belmiro, pela 12ª rodada do Campeonato Paulista, no dia 9 de março. Depois, entrou diante a Portuguesa nas quartas de final do Paulistão, no fim do empate sem gols, e converteu o pênalti que deu a classificação ao Alvinegro.
No estadual, ficou no banco na semifinal contra o Red Bull Bragantino e nas finais contra o Palmeiras. Na Série B, ficou no banco diante Amazonas, Guarani, Brusque e América-MG e foi titular contra a Chapecoense, Ceará, Ituano, Vila Nova, Coritiba, CRB e Sport no primeiro turno. Neste returno, titular contra Paysandu, Avaí, Guarani e Amazonas.
Olha eu sinceramente sou totalmente a favor dessa venda.
O Jair é um jogador que se Machuca fácil. Pra não falar outra coisa. Agora com certeza foi esses mulambos da internet que fez a diretoria desistir da venda. Acho que o Clube vai ser o grande prejudicado.
Ah cala boca, bom pra voce é o alex ne? Kkkkk
Se o Jair não tivesse pedido pra não jogar como disse o presidente, alguém já teria se manifestado quanto isso. Agora é o Sr. Jair colocar à viola no saco e voltar a trabalhar como todos empregados fazem, outras oportunidades viram, vida que segue.
Tá muito certo a diretoria do Santos em recusar a venda do Jair,chega de vender nossas joias a preço de banana, quer comprar paga a multa e leva, ano que vem com certeza o Santos terá propostas melhores.
Eu não sei o que a diretoria acha de 90 milhões por um zagueiro, mas por mim poderia ter ido não acho que vai haver outras oferta dessa..bem devem saber o que fazem mas se fizerem pensando na torcida acho que se ferraram…fazer o que fica aí…era uma boa grana…
Com certeza vai valorizar muito mais jogando a série A. Fizeram a escolha certa
Agora tem que valorizar o jogador e esperar que não deixe a negativa na negociação afetar seu futebol , continue evoluindo tecnicamente que no final do ano vem proposta ainda melhor
Espero que ele não se machuque de novo e não seja fogo de palha como muitas joias da base foram como Chera, Victor Andrade etc… senão perdemos uma bolada.
Como em tudo que envolve o SFC atualmente, é história nebulosa, mal contada. Acho que a nota ontem do clube foi feita para passar para a torcida que Jair estava forçando a venda, uma tradição de MT, que sempre terceiriza responsabilidades impopulares. É óbvio que o moleque que tem salário de 80 mil reais hoje quer ir para a Europa e ganhar 6 ou 7 vezes isso. Mas é prerrogativa do presidente do clube aceitar ou não. O mais provável é que no fim MT venda alegando que o zagueiro se recusou a ficar. Antes que chamem o moleque de mercenário, lembro que Rodrigo também se recusou a entrar em campo em determinada partida durante o processo de sua negociação com o Real. Tudo no Santos de MT é mal explicado, ou explicado para os trouxas que querem acreditar.
Ricardo Boiola. Pra você bom tá o Andrés Rueda né? Que você falava que era um profissional. Um homem inteligente. Um Sábio. Um homem honesto. Você viu aí o que aconteceu né? Não precisa falar mais nada.
O “Vartão das Coisa” (sic) é uma lenda do sistema prisional paulista. Lá onde “reside”, na unidade de Tremembé, reina na administração do “boi” e exara seus pareceres ruminantes sobre o mundo lá fora. Boa alfafa, Vartão das Coisa”.
Pode vender bem por trinta milhões de euros,e fim de papo.
Quem pagar bem leva.
Parabéns Presidente, precisamos deixar os garotos de talento no clube, pois precisamos voltar a ganhar títulos, com isso ganharemos o dinheiro das premiações, além de patrocinadores fortes, e se for vender que seja uma proposta irrecusável, como foi a do Rodrygo.
Acho que o Jair pela idade poderia ser vendido por 25/30 milhões penso seria uma boa venda e colocar mais uns 10 por cento sobre o lucro numa futura venda do clube comprador .Se é verdade mesmo a negativa de venda pela primeira vez concordo com este cara que ajudou a afundar o Santos.
Boa MT
Não é só a questão do valor por um jovem e talentoso jogador. É também, e principalmente a sinalização de que o Santos não é mais como o boteco da esquina, em que qualquer um vem é leva quem quiser a hora que bem entender
Uma boa venda de trinta milhões de euros e da pra comprar um outro ótimo jogador e bola pra frente.
Todo jogador quando está negociando sua saída de um clube para outro pede para não jogar isso e comum.nao vejo nada de mais o Jair pedir para ficar de fora dessa partida de hoje.esse moleque quando pegar mais experiência vai ser um dos melhores zagueiro do Futebol Brasileiro.quem conhece de futebol sabe muito bem que se conhece um bom jogador quando se observa ele bater na bola.o Jair bate bem na bola tem uma excelente saída de bola além de defender bem.muito bom Zagueiro vai ser vendido logo logo por mais de cem milhões. Com certeza.
Surpreendente, o Santos FC não ter negociado o Jair (seguramente o maior zagueiro da historia do Santos FC, com seus 1,98 m).