Miguelito foi relacionado pelo Santos contra o Novorizontino (Crédito: Bruno Vaz/Santos FC)

O Santos relacionou o meia-atacante Miguelito para o confronto contra o Novorizontino nesta segunda-feira (23), às 21 horas, na Vila Viva Sorte, pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O boliviano se destacou pelas Eliminatórias, marcando dois gols, e vinha sendo pedido pela torcida à comissão técnica.

Miguel Terceros já atuou pelo profissional do Peixe nesta temporada, mas não chegou a ter uma sequência significante. Foram três partidas pela Série B, ganhou minutos diante o Ituano, Vila Nova e CRB. Ele chegou a ser inscrito na Lista B do Paulistão, mas não jogou.

Pelo Sub-20, foram 4 gols em 6 jogos pela Copa São Paulo, 2 gols em 4 confrontos pelo Paulista e 6 gols em 13 duelos pelo Brasileiro. Pela Seleção Boliviana, foram 3 partidas pela Copa América, 1 gol em 5 amistosos e 2 gols em 3 duelos pelas Eliminatórias neste ano. Ainda em junho, o Peixe recusou uma proposta de empréstimo do Athletico-PR.

Neste ano, o Diário do Peixe levantou três fatores que ‘atrasaram’ a permanência dele com o profissional: o falecimento da mãe, uma dúvida física do departamento de futebol e o deslumbramento com a carreira ‘afastaram’ o Menino da Vila de estar atuando pelo principal.

Leia também: Com aproveitamento abaixo na Vila, Santos vê ‘decisão’ contra segundo melhor visitante

Joia boliviana

Miguelito está no Santos desde 2018. O boliviano veio disputar um amistoso contra o Sub-15 e chamou atenção, mas a Fifa não permite a transferência internacional de menores de idade. O clube alimentou o sonho do garoto que viveu altos e baixos, jogando apenas torneios não oficiais, até completar a maioridade e ser finalmente utilizado.

Saiba mais sobre a trajetória do Miguel AQUI. Ele estreou no profissional do Peixe no fim de 2022, com Orlando Ribeiro, técnico do Sub-20 que foi interino no comando do principal na época. Na virada de ano para 2023, o jogador estava dentro dos planos do comissão técnica do time e chegou a viajar para Atibaia durante a pré-temporada ainda com o técnico Odair Hellmann.

No entanto, em janeiro, ele encarou o falecimento da mãe e uma pequena lesão muscular, que o tirou do time principal. Com a cabeça abalada, sem a base familiar, o jogador acabou se deslumbrando com a carreira. Não foi para “a noite”, não faltou a treinos, mas a “fama” deu a ele “assédio” feminino. Ele também aproveitou o “status” para se aproximar de torcedoras e pessoas próximas do clube.

Os relacionamentos pessoais e suas consequências afetaram o foco do boliviano. O deslumbramento também atrasou a sequência dele na Seleção da Bolívia. Apontado como uma das esperanças do país, chegou como uma “estrela” na primeira convocação e incomodou jogadores mais experientes da equipe.

Hoje, Miguelito vive um momento de reconstrução e também passa por trabalho de psicólogo fora do clube. Pessoas próximas ao jogador afirmam que Miguel colocou a cabeça no lugar e voltou a focar apenas no campo, mas ao clube agora tem dúvida física. O Departamento de Futebol entende que há uma diferença dos garotos que são promovidos da base para o profissional e que ele ainda não conseguiria suportar a intensidade de uma partida de profissional.

Ao todo pelo profissional do Santos, Miguel tem 12 jogos. Ele tem vínculo até 24 de abril de 2027.