O Santos rescindiu com o lateral-direito Rafael Gato e chega a 33 saídas na base masculina. A decisão foi publicada no BID (Boletim Informativo Diário da CBF) nesta sexta-feira (19). O garoto tinha vínculo até o final do ano que vem, mas ele que optou pela saída no clube.
‘Gato’ foi contratado em janeiro do ano passado depois de se destacar pelo Ska Brasil no vice-campeonato paulista do Sub-17 em 2022. No entanto, desde a chegada no Alvinegro não teve tanto espaço na base sob o comando do técnico Elder Campos. Além do lateral, o clube tem outras 32 saídas da base.
Alguns jogadores estouraram idade e não tiveram contrato renovado, outros pediram rescisão ou foram liberados pela falta de minutagem. Outros jogadores já tinham contrato por terminar. Enquanto isso, são mais 27 contratações para a base masculina do Santos. São cinco para o Sub-20, nove para o Sub-17 e treze novos atletas para o Sub-15.
Veja as contratações do Santos para as categorias de base (27):
- 2004: Fernando Nava
- 2005: João Pedro Constâncio, Alejandro Villarreal (ainda não bidou)
- 2006: Yuri Felipe, Nicola Profeta (ainda não bidou)
- 2007: Fabiano Monroe, Gabriel Paes, Gianlucca Mirto, Gustavo Assis, Nabil Neto, Antonny Martins (ainda não bidou)
- 2008: Henrique Silva, Iago Felipe, Nicolas Augusto
- 2009: Alexsander Castro, Guilherme Araújo, Ian Vicentini, Lucas Camargo, Lucas Pinto, Nathan Rocha, Guilherme Maia, Eder Luan, João Vitor Lima, Luís Amaro, Evandro Melgaço, George Costa, Guilherme Paolini
Veja as saídas da base do Santos (33):
- 2003: Diogo Correia
- 2004: João Inácio, Caio Padovam, Kauan Ferreira, Robert Souza
- 2005: Orlando Neto, Felipe Ferreira, Matheus Ramos
- 2006: Henrique Miranda, Kauã Souza, Rafael Gato
- 2007: Guilherme Dias, Pedro Diego, Pedro Levi, Asafe Mesquita, Murilo Coutinho, Luís Gustavo, Nicolas Fonseca, Pablo Souza
- 2008: Thiago Brauwer, Weverton Fayfe, Enzo Freitas, Enzo Peres, Lucas Branquinho, Gustavo Justino, Moisés Braga, Victor Emanuel, Davi Lira, Kauá Barbosa
- 2009: Lucas Silva, Harley Matheus, João Amorim, Rian Souza
Leia também:
Tchau….
Esse é o caminho, tem que peneira, e garimpar novos talentos.
Logo, logo o Santos FC acerta mais um jogador fora de série !
Parabéns
Estão no caminho certo.
Toda temporada, trazem trinta garotos e dispensam o mesmo tanto. O enorme entra e sai de jogadores mostra que a base santista perdeu o caráter de formadora de jogadores e passou a funcionar como uma simples peneira. Se ainda trouxessem jovens talentos prospectados pelo setor de analises, seria uma pratica interessante, mas o que se vê é a vinda de garotos que, apesar de jovens, ja são rodados, com passagens sem sucesso por outros clubes. Ou seja, o Santos FC tenta encontrar alguma joia nos detritos de outros garimpos. Só para citar dois exemplos: o lateral Robert e o zagueiro Matheus Mathias, que vieram do Palmeiras. Ambos só tinham feito três jogos na última temporada pelo time da tia Leila, mas, mesmo assim, o setor de análise do Santos FC aprovou os jogadores. O Robert ja foi dispensado, depois de atuações apagadas e o atabalhoado Matheus Mathias, apesar de titular do Sub 20, não dá sinais de que tenha futuro.
Jogadores nômades não criam identidade com a camisa e não aprendem os valores do clube.
O Santos FC continua apostando na quantidade na esperança de encontrar alguma qualidade. E os técnicos da base, que deveriam formar jogadores, continuam firmes, mesmo com os jogadores mostrando deficiências nos fundamentos.
No inicio da da atual gestão, o ex-lateral Leo falou que a base precisava de reformulação total, mas parece que estão repetindo o modelo da gestão anterior.