O Santos continua forte nas redes sociais (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos continua entre os cinco maiores clubes de futebol do Brasil nas redes sociais. O levantamento mensal feito pelo instituto IBOPE Repucom coloca o Peixe na quinta colocação entre as agremiações nacionais no total de seguidores nas quatro principais plataformas – Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. A lista é liderada pelo Flamengo.

Na soma dessas quatro redes, o Santos possui 7.301.244 seguidores, quase um milhão a mais do que o sexto colocado do ranking, o Grêmio. A plataforma em que o clube alvinegro é mais forte em números absolutos é o Facebook, com 3.548.784 inscrições na página oficial. Proporcionalmente, no entanto, o YouTube continua sendo a principal rede santista, pois nela o clube ocupa a quarta colocação.

Em comparação com o levantamento anterior, divulgado no começo de janeiro, o Peixe apresentou um ganho de cerca de 70 mil seguidores (7.230.126 foi o número na última pesquisa). Segundo José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom, é normal haver crescimento no início do ano por causa da expectativa pela chegada de novos jogadores ao clube.

“A pré-temporada é um período em que a expectativa dos torcedores se renova com as movimentações do mercado e o início dos campeonatos. A baixa oferta de jogos no período gera um aumento na demanda das torcidas por informações e conteúdos exclusivos”, explicou Colagrossi. “É uma grande oportunidade para clubes e parceiros desenvolverem conteúdos relevantes e de qualidade, potencializando o retorno de exposição dos patrocinadores.”