Equatoriano Jhojan Julio estreou bem, mas faltou o gol (Divulgação/Santos FC)

O Santos estreou no Brasileirão 2022 neste sábado (9), no Maracanã, diante do Fluminense, mostrando pouca evolução em relação à derrota para o Banfield, e insuficiente para conquistar três pontos: 0 a 0

O técnico Fábian Bustos promoveu a estreia de Jhojan Julio e o retorno de Zanocelo ao time titular, sacando Lucas Braga e abrindo mão do 4-3-3. Apesar de mais combativo, ainda faltou criatividade e força ofensiva.

O time ainda poderia ter saído com a vitória, mas tanto o árbitro Anderson Daronco quanto o VAR ignoraram um pênalti claro do zagueiro Nino no segundo tempo.

O Santos volta a campo na próxima quarta-feira (13), para encarar o Universidad Católica, em jogo válido pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana, e tentar se recuperar da derrota para o Banfield, na estreia.

Pelo Brasileirão, o próximo compromisso será diante do Coritiba, no domingo (17), às 11 horas da manhã, também na Vila Belmiro. O Coxa, aliás, é o rival do Peixe na terceira fase da Copa do Brasil.

O jogo

Como ocorre em toda estreia de campeonato, o jogo entre Fluminense e Santos começou meio devagar, com as duas equipes se estudando muito, mas uma ligeira superioridade dos donos da casa.

Apesar de ter um jogador a mais no meio, o Santos iniciou com os mesmos problemas dos últimos jogos e sofreu para construir as jogadas ofensivas, tanto que chutou a primeira bola contra o gol de Fábio somente aos 22 minutos.

Depois deste lance, Zanocelo, que estava apagado, acordou, e dos seus pés saíram as duas melhores chances do time para tirar o zero no placar, mas ambas pararam na defesa do Fluminense e nas mãos de Fábio.

No segundo tempo, o Santos voltou apagado, como no início da partida, e não acordou. O Fluminense manteve a maior posse de bola e o domínio da partida, e ainda acertou a trave no finzinho.

O Santos promoveu a entrada de Angulo, mexeu no meio-campo, mas, como vem se tornando costumeiro, faltou criatividade e efetividade, e o time, que não chutou uma única bola a gol na etapa final, acabou ficando mesmo com o 0 a 0.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 0 X 0 SANTOS

Data e hora: 9 de abril, às 16h30 (horário de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Michael Stanislau (RS)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (RS)
Cartões amarelos: Manoel (Fluminense)

FLUMINENSE: Fábio, David Braz (Luccas Claro), Manoel e Nino; Calegari (Willian), André, Nathan (Luiz Henrique), Yago Felipe  (Nonato) e Cristiano; Cano (Fred) e Arias. Técnico: Abel Braga

SANTOS: João Paulo; Madson (Velázquez), Maicon, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Willian Maranhão, Rodrigo Fernández, Zanocelo (Sandry) e Ricardo Goulart (Angulo); Jhojan Julio (Gabriel Pirani) e Marcos Leonardo (Lucas Barbosa). Técnico: Fabián Bustos