Vila Belmiro

Santos terá de jogar com portões fechados e longe da Vila Belmiro (Crédito: Staff Images / CONMEBOL)

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) aplicou uma pena pesada ao Santos por incidentes na derrota no clássico contra o Corinthians por 2 a 0, na Vila Belmiro, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 21 de junho. Aos 41 minutos do segundo tempo, torcedores arremessaram rojões no gramado e começou um cenário de guerra na Vila.

Em julgamento realizado na manhã desta sexta-feira (07), o STJD puniu o Peixe com oito jogos de portões fechados, além da perda de mando de campo e de uma multa de R$ 80 mil. O Peixe já cumpriu um dos jogos da punição diante do Flamengo, na Vila, no dia 25 de junho, também pelo Brasileirão.

A partida contra o Goiás, que acontece neste domingo (09), por mais uma rodada do campeonato nacional será mantida na Vila Belmiro pela falta de prazo hábil para a mudança. Nos jogos seguintes, o Santos terá de atuar com portões fechados em um estádio localizado à mais de 150km de Santos.

O Peixe foi denunciado no Art. 213, I e II do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva).  O artigo 213 trata de “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: I – desordens em sua praça de desporto; II – invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo.

O texto ainda diz que “Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial”.

Leia também: