O Santos é campeão do Campeonato Paulista Sub-17 de 2024. No segundo jogo da final, a equipe venceu o São Paulo por 2 a 1 e, com o placar agregado de 5 a 3, retomou o título estadual na categoria após uma década. A partida decisiva aconteceu na tarde deste sábado (9), no Estádio Marcelo Portugal Gouvêa, em Cotia (SP), com os gols santistas marcados por Vinícius Lira e João Alves.
O jogo
Logo aos três minutos do primeiro tempo, Vinícius Lira cobrou escanteio pela direita. Após um bate-rebate na área, Luca Meirelles teve a chance de finalizar, mas foi bloqueado por um defensor do São Paulo. Aos sete minutos, o Santos abriu o placar. Em nova cobrança de escanteio, desta vez pela esquerda, Padula lançou a bola na direção da segunda trave, onde João Ananias ajeitou de cabeça para Vinícius Lira completar de cabeça para o gol.
Na metade do primeiro tempo, o goleiro João Pedro iniciou contra-ataque lançando Pepê Fermino, que avançou e passou para Padula, que finalizou, mas o goleiro João Nazari defendeu em dois tempos. Aos 40 minutos, Vinícius Lira tabelou com Mateus Xavier e cruzou para a área, mas Lucas Jaime teve seu chute bloqueado pela defesa adversária.
No segundo tempo, logo aos quatro minutos, João Pedro lançou rápido para Mateus Xavier, que avançou pela esquerda e passou para Luca Meirelles, mas a finalização saiu pela linha de fundo. Aos nove, Rafael Gonzaga lançou Luca Meirelles, que invadiu a área e finalizou cruzado, mas a bola passou à esquerda do gol.
Dez minutos depois, o São Paulo empatou, mas o Santos continuou à frente no placar agregado. Calci aproveitou um rebote e acertou o ângulo direito de João Pedro. Aos 35 minutos, Luca Meirelles avançou pela esquerda e arriscou um chute forte, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Com 38 minutos, após escanteio pela direita e um bate-rebate na área, Juninho tentou finalizar, mas a bola subiu demais. No minuto seguinte, Luca Meirelles passou para Murillo Pará, que chutou no canto esquerdo, mas o goleiro defendeu. No primeiro minuto dos acréscimos, João Alves tabelou com Luca Meirelles na área e finalizou para marcar o gol da vitória, selando o título do Santos.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 X 2 SANTOS FC
Local: Estádio Marcelo Portugal Gouvêa, em Cotia (SP)
Data: sábado, 9 de novembro de 2024
Horário: 15h
Árbitro: Rodrigo Fernandes Júnior
Assistentes: Rodrigo Schmidt e Rian Carlos Lopes
Cartão amarelo: (SPFC) Lucca e Pedro Ferreira
Gols: (SFC) Vinícius Lira, aos 7′ do 1ºT e João Alves, aos 41′ do 2ºT; (SPFC) Calci, aos 19′ do 2ºT
Santos FC: João Pedro; Guilherme Cruz, Ryan, João Ananias (João Alencar) e Vinícius Lira (Rafael Gonzaga); Gabriel Paes (Cabelo), Lucas Jaime (Diego Ferreira) e Pepê Fermino (Murillo Pará); Padula (João Alves), Mateus Xavier (Juninho) e Luca Meirelles. Técnico: Elder Campos
São Paulo: João Nazari; Angelo, Igão, Hugo e Nicolas; Bezerra, Polin (Calci) e Pedro Ferreira; Lucca, Tetê (Takada) e Gustavo (Cássio). Técnico: Menta
Parabéns aos meninos, espero que o próximo reinador do peixe acredite mais na base e de oportunidades para os garotos.
Lucas Meirelles será o próximo grande destaque da base.
Maior jogador do jogo Luca Meirelles seguido de Mateus Xavier, esses garotos vão fazer muito sucesso em 2025 no time principal.
Parabéns, molecada. Não é nunca fácil ser campeão no campo do adversário. E deu um orgulho danado vendo o time cantando o Hino do SFC no pódium. Muito obrigado, molecada boa de bola.
Essa categoria, realmente é a mais promissora da base do Santos. Luca Meirelles e Mateus Xavier, tem tudo para se tornarem grandes jogadores.; precisam de um técnico que os orientem e possa tirar deles o melhor de suas capacidades.
Parabéns rapaziada.
Valeu piazada UFA um título importante pra comemorar
Parabéns ao técnico Elder Campos demostrou sempre ser um profissional equilibrado, passando confiança à molecada, mais quem merece muitos parabéns é essa molecada, à quanto o torcedor não sabia o que era um sorriso de orelha à orelha, pois bem vocês conseguiram trazer mais do que alegria, vocês trouxeram esperanças ao sofrido torcedor Santista.
Mateus Xavier e Luca Meirelles são muito bons! Já mereciam treinar mais com o profissional ao meu ver
Parabéns meninos da vila
O time inteiro é muito bom.
Pepê Fermino é um meia que sai de traz com a bola dominada e leva até a entrada da área adversária.
Todos os atacantes são muito bons, os titulares e os reservas.
A zaga e os laterais, todos sabem jogar.
E temos um goleiraço, joga muito o João Pedro, excelente nas bolas aéreas, ótimo na reposição e muito seguro debaixo das traves.
A SORTE É QUE NÃO DISPUTOU A FINAL CONTRA OS PEPAS, SENÃO ERA OUTRO VEXAME…
Caladaaaa
Parabéns molecada pelo título,e alegria que nos deram este ano.👏👏👏👏👃😍😂
Mudando de saco pra 💼 estou assistindo Novo x Operário nossa tive que abaixar o volume não tem condições essa narração dessa mulher e também a comentarista, caramba que coisa grotesca, não sou contra mulher narrar e comentar, agora é preciso ter capacidade e principalmente DOM pra profissão…Rede Brasil horrível narração e comentários….
Parabéns que seja abençoado essa nova geração de meninos da vila 🙏⚽️🐳
Santos 🙏⚽️🐳
novo do Batista perdeu em casa pro time mais chato da B esse operário o nome é condizente os caras se doam, dividem todas é um time OPERÁRIO mesmo e o Natan fogaça (bom jogador) fez o gol da vitória, time limitado mas aguerrido demais esse operário, assisti vários jogos deles, venceram o Sport duas vezes, venceram Coritiba fora de casa, Santos, e agora o Novorizontino, que jogou mal não mereceu ganhar ..
Uma matéria sobre os nossos meninos campeões paulistas sub 17 e vem gente poluindo com assuntos que nada tem a ver com a nossa vitória. Desculpem, campeões santistas.
Parabéns molecada!!! Assisti o jogo… o Santos jogou com o regulamento debaixo do braço e jogou fechadinho pois já tinha a vantagem do jogo de ida!!! O São Paulo tinha que atacar e ficou exposto na defesa com o Santos jogando no contra-ataque!!! João Pedro é um goleiraço!!! A defesa foi bem apesar dos laterais terem sofrido bastante com os atacantes sãopaulinos!!! Na armação e no ataque, o Santos é muito bom com Lucas Jaime, Pepê Fermino, Pedro Padula, Luca Meirelles, Matheus Xavier e João Alves!!! Se toda esta molecada subir e evoluir junto, podemos ter uma geração que vai lembrar os Meninos da Vila de 78!!!
Luis Joaquim chora num kctin!
Bando de falsos, estavam preparados para detonar a base novamente em caso de derrota, agora ficam forçosamente elogiando, fazer isso com quem ganha é facil seus hipócritas!
Parabéns meninos, precisamos gostar de ser campeões desde cedo, essa é nossa história, de titulos.
Parabéns a garotada. O Elder Campos precisa agradecer aos talentos individuais porque no coletivo o Sao Paulo foi melhor. Os gols do Santos FC saíram em lance bola parada (escanteio) e em jogada inteligente do Luca Meireles, que ontem deu mais uma assistência (o centroavante sabe jogar fora da área. Nesta temporada ja fez lançamento de camisa 10 e jogada de lnha de fundo, de ponta,). Em situação normal, o Luca Meireles ja deveria estar no Sub 20.
O Elder Campos tem optado pelo Padula, mas o Joao Victor joga mais (a avaliacao dos jogadores da base santista se mostra equivocada quando vemos o Joao Victor queimar etapas, pulando do Sub 17 para jogar no time profissional e, logo em seguida, ser rebaixado para a reserva do Sub 17. Considerando a fase decisiva na carreira profissional, o jogador precisa ter muito foco para se manter motivado).
Mateus Xavier e Peoe Fermino são jogadores de muito potencial e precisam ser bem trabalhados pela comissão técnica. Jogadores talentosos, as vezes preferem enfeitar as jogadas ao invés de serem objetivos.
Alguém precisa falar para o Luca Jaime usar a faixa de capitão com mais respeito. Por todo o simbologismo que a peça representa, incomoda ver a faixa de capitão usada de maneira escrachada no antebraço do garoto, talvez como ato de rebeldia de menino adolescente. Se o Luca não tem respeito pela faixa de capitão do Santos FC, que passe a faixa para outro jogador que a mereça, como o Luca Meireles.
Apesar de o Santos FC ter contratado recentemente quase noventa “revelações” vindas das bases de outros clubes, os destaques da equipe Sub17 continuam sendo os garotos que ja estão no Glorioso Alvinegro da Vila há alguns anos (os verdadeiros Meninos da Vila).
Parabens meninos da Vila !!!
Elder Campos fez e faz um trabalho maravilhoso.
Santos campeão 🏆 !!!
Voltamos a sorrir e ter esperança. Precisamos de base forte e prestigia
O Santos FC é exemplo de muto clubes mas estava devendo
Parabéns diretoria
Parabéns ao técnico Elder Campos um super profissional
Parabéns pata todos os envolvidos nessa conquista. É sempre bom ser campeão em.suas categorias. Agora não vamos passar o carro a frente dos bois, esse garotos ainda precisam de.maior maturidade, passar pela próxima categoria pra ter mais equilíbrio. Temos ótimos garotos que no tempo certo darão ótimos frutos ao clube. Próxima etapa será o sub-20, depois sim, para serem bem trabalhamos e lançados no time de cima, sem pular nenhuma etapa. Não adianta querer avançar o sinal, muitos são garotos de 16 pra 17 anos e tem muito pra crescer.
Eu sou do tempo que o clube não tinha um monte de garoto, ele só tinha o primeiro quadro..e tinha o segundo.. que era pra ser o que segurava o time… eu sou do tempo que o Santos f.c de 1964… o primeiro time que eu vi numa tv… que ele ganhou.