Santos tem chance remota de conquistar vaga na Copa do Brasil de 2024 (Crédito: Fernando Souza/CBF)

O Santos ainda tem uma chance remota de conquistar uma vaga na Copa do Brasil de 2024 via Campeonato Brasileiro. Para isso, o clube precisaria terminar a competição na sétima colocação ou em oitavo ou nono desde que São Paulo e Fluminense ficam à frente do Peixe na classificação final.

O regulamento da Copa do Brasil foi alterado para 2024. Até a atual temporada, 10 vagas na competição eram distribuídas para os melhores clubes classificados no ranking nacional de clubes. O Santos, inclusive, só entrou na competição nas duas últimas temporadas pelo RNC.

Para 2024, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu acabar com as vagas via Ranking de Clubes para valorizar os Campeonatos Estaduais. O Estado de São Paulo tem direito a seis vagas, mas o Santos terminou apenas na 11ª colocação e não conseguiu uma classificação via Paulistão.

O primeiro critério, no entanto, reserva 12 vagas para clubes da Copa Libertadores, campeão da Série B, da Copa Verde e da Copa do Nordeste. O Brasil terá oito representantes na Copa Libertadores de 2024, sendo os seis primeiros do Brasileirão, o Fluminense, campeão da edição deste ano, e o São Paulo, campeão da Copa do Brasil.

Sobra uma vaga para o melhor classificado do Brasileirão sem vaga na Copa Libertadores. Atualmente, essa vaga seria do Athletico-PR, o sétimo colocado, com 51 pontos ganhos, nove a mais que o Santos. Cada equipe ainda vai disputar 12 pontos. Ou seja, o Peixe ainda poderia superar a equipe paranaense. As duas equipes ainda tem um confronto direto, na penúltima rodada, em Curitiba.

Leia também: